quarta-feira, 25 de maio de 2016

Um sucesso que não saiu - o cd perdido do Grupo Soweto



Como resenhar um Cd que não saiu? Ué normalmente escutando. Mas que foi uma pena esse trabalho ter ficado no forno. Bom os problemas somente os integrantes e quem estava no meio do furacão deve saber. Só posso dizer que esse trampo do Grupo Soweto com o vocalista carioca Alexandre Lálas (2003 a 2008) ficou no nível que o grupo merecia.  E querendo ou não o timbre do Lálas era o único que se comparava e chegava a altura ao do Belo. Não que ele o imitava, mas pode ser que se inspirava em alguns momentos, eu não acho demérito nenhum.  
Para se ter uma noção de trocas de vocais copiei esse trecho da internet; “Em 1999, o terceiro álbum da banda é gravado, intitulado Farol das Estrelas. No ano seguinte, o vocalista Belo deixa o grupo para seguir carreira solo, sendo substituído por Enrique Bocão. Ainda em 2000, o quarto CD do Soweto, Fotografia, é lançado.
Desde então, o Soweto tem passado por sucessivas trocas de seus integrantes. Em 2003, Enrique deixa o grupo e logo entra Lálas, para substituí-lo. Em 2008, o produtor Arnaldo Saccomani substitui Lálas por Davi Lins. Já no final de 2009, Davi Lins deixa o grupo, sendo substituído por Cacau (ex-Essência) e Dilauri Santos. Depois de contar com Binho Euphoria nos vocais e a produção artística de Dalton da Dxstudio, o grupo agora grava um novo cd com a produção de Wilson Prateado (Diretor Musical do Belo) já com novo vocalista, o ex Grupo Cabalah, Dado Oliveira”. 
Mas enfim o trabalho que o blog dimiliduques deixa aqui já é bem conhecido pelos fãs do Soweto e do pagode paulistano. O famoso CD que não saiu de 2007. Recebi esse arquivo na época do Orkut ainda, acho que em 2009, tem algumas falhinhas, mas nada que não dê para curtir e analisar.  Tanto é que nem os nomes das músicas tinha, consegui os nomes de algumas. Ao contrário dos outros trabalhos do Soweto esse tinha mais sambas cadenciados em equilíbrio com os mais românticos.  Algumas músicas que eu conhecia eram as regravações de Ventos dos Areais num dueto magnífico com o Claudinho Oliveira e A Vida Não é Tão Ruim que foi gravada num dueto com Arlindo Cruz e Dona Ivone Lara no disco Arlindinho (Line Records/1993) e o Soweto repetiu com Lálas e Leci Brandão. Outras depois foram regravadas como Código do Amor (Pique Novo) e Pra Chamar Sua Atenção (Tentasamba). Escutado com muita calma você conseguirá encontrar muita poesia e música, vou citar uma faixa que me tocou muito, é a faixa 14, vamos chamá-la de “Embala o Meu Viver” que cita em seus versos “velhos irmãos companheiros, amigos parceiros ó linda mocidade...”.  
Como esse trabalho oficialmente não saiu, não constam as informações sobre os músicos, produtores e arranjadores que participaram, quem puder ajudar e dar uma luz...Parece arranjos do Prateado, mas não posso afirmar com certeza. 
Mas o dimiliduques deixa também dois presentes, cinco faixas que eram para o repertório do clássico disco Refém do Coração, mas acabaram ficando de fora. As gravações tem a voz do vocalista Belo, não estão numa qualidade sonora ótima, mas acho que dá para escutar e se ter uma noção. E o outro são faixas do vocalista Lálas ao vivo com o Grupo Soweto ou em acompanhamento acústico. Só um outro detalhe, não entendo como pessoas como o Lálas e o Claudinho Oliveira não conseguiram despertar nenyhum produtor/empresário para lançarem seus solos (apesar que o Claudinho esta com planos para seu solo, no projeto coletivo Catarse) (veja aqui).
O Soweto sem sombra de dúvidas era um dos melhores grupos de pagode da década de 90, musicalmente eram entrosados, tocavam bem , tinham boas composições, tinham uma boa equipe de retaguarda,  rolava uma química quando esses caras entravam no palco ou numa roda de samba: Belo, Claudinho Oliveira, Criseverton, Digo, Marcinho e Buiu. Mas infelizmente o que era ótimo acabou, ficou bom por um tempo e hoje é só saudades, apesar de novas formações terem tido a intenção de fortalecer. Essas novas formações só aconteceram pelo respeito e carinho que o nome deles alcançou. Ficarão gravados nas mentes e corações de muitas pessoas. 
Agradecimentos Fernando Azevedo do Pandeiro e Jr. Belo
Mais informações sobre o grupo nos links abaixo:



Não perde não! clique na capa abaixo;

http://www.4shared.com/rar/zfhzZWMQba/Soweto_-_2007_-_Nao_Oficial__b.html

Vocalista Lálas

 

Nenhum comentário: