terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

O swing do pagode sambalança

Essa coletânea é de swing, principalmente dos grupos de pagode. Sim porque os grupos de São Paulo e Rio tinham certa influência do Suingue e Samba Rock. Sabe aquela pegada onde o violão dá a cadência e a percussão viaja junto? Eu acho muito louco. Nos arranjos mais sofisticados entram um batera virando muuuito e um trio de metais. E nessa coletânea tem de tudo um pouco. Dos grupos mais antigos como o JB Samba e Família. Aliás o Grupo Família sempre lançou swings em seus discos, mandavam muito bem, por isso na coletânea tem duas deles. E tem espaço para os mais novos como o Luance e BBC (que significava Bala Bombom e Chocolate, que nomezinho né, mas enfim deixemos de lado essa discussão rsrs). 

E tem também  cantores que suingaram, uns mais e outros sempre que podiam. É o caso do cantor e compositor Dhema. E do menos conhecido Itamaraká, que lançou o LP Swingando pela gravadora Kaskatas em 1991, disco meio raro de se achar. Tem Netinho de Paula e Reinaldo pagodeiros que não ficavam atrás e sempre sambalançavam.

Enfim é um catado bem equilibrado, com sucessos como Saudade Inocente ,  conhecida popularmente como Morena de Itapuã. E as bem tocadas nas rádios, Mina Muleque e Eu te amo respectivamente dos grupos Tempero (da cidade de Santos) e Cor da Pele (esse último tinha em sua formação feras como o baixista Prateado, Rick Batera,  Lobão Ramos, o vocalista Aldino e o percussionista Gonzales).

Tem também grupo Molejo do Rio de Janeiro, um dos mais carismáticos dessa época. O Grupo Malícia entra com uma música pouco conhecida (Raio de Sol), que faz parte do seu primeiro trabalho (antes do LP Pagode e Cafuné). E a Banda Camutuê vem com Desvendando Seus Mistérios,  música bem conhecida e até fácil de achar na rede, mas tentem achar o LP/CD deles...é raro. Então fica assim , esse campo do swing entre os pagodeiros é tão fértil que vai rolar em breve um segundo volume  firmeza?  abraços.

Clique em cima da capa para baixar, só lembrando que esta no servidor 4shared se você não tem conta neles tem que cadastrar, é grátis.

http://www.4shared.com/rar/L6j_lzHrba/swing_do_pagode_vol_1_-_By_Tch.html


Nenhum comentário: