quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Swing do Pagode, o volume 2

Como prometido saindo do forno o Swing do Pagode 2. Os grupos e cantores do pagode swingando e balançando. Lembro que alguns casais até arriscavam dançar um samba rock nesses momentos, era muito legal. Os rodopios , o cara que leva a mina, pra lá e pra cá, cruzando os braços... Nessa coletânea tem alguns grupos que saíram também no volume 1, só que agora são outras músicas. Exemplo de Grupo Família com a musica Musa, uma das mais pedidas nas rodas de samba. 

O grupo Cor da Pele vem com a já consagrada Desengano onde o vocalista Aldino faz uma das melhores interpretações no pagode. O Pé de Muleke com Marcas da Saudade de composição de Claudinho Oliveira do Soweto, também arrebenta, arranjos do saudoso Maestro Jobam. Tem muita coisa boa, um dos mais antigos é o Grupo Samba 6, lembro que essa musica, Inspiração, entrou em algumas coletâneas piratas de samba rock no começo dos anos 90. Tem para todos os gostos, Raça Negra, com  a balançada De Bem Com a Vida, uma das raras em que o antigo pandeirista Gabú cantava (quem se lembra do refrão oco oco isso é muito legal).

Tem Katinguelê  com Não Haverá Ilusão outra de autoria de Claudinho Oliveira, bons arranjos, percussão, breques e metaleira (simulados por sintetizadores). O cantor  Faéti  com bem humorada Bem Jhonson, fazendo um trocadilho com o nome do corredor canadense Ben Jhonson que foi pego tempos depois no doping e perdeu a medalha de ouro dos 100m rasos das olimpíadas de Seul, o maior escândalo esportivo da época.  O grupo carioca Razão Brasileira canta a maravilhosa Naturalmente.

Os mineiros do Só Pra Contrariar, sempre foram bons no balanço, se escuta Alexandre Pires ainda com a voz um pouco anasalada cantando Vem Cá Menina , prova que ele amadureceu e o grupo era top hit mesmo. O cantor Belo swingando, como ele mesmo diz no meio da musica Ser Feliz de Novo, com o dedo do maestro Prateado. O Grupo Gamação com falecido vocalista Alexandre que cantava muito, manda a Louco Pra Te Amar.  O Grupo Contrário deu as caras para o mundo do pagode com essa música, Trato é Trato, a famosa “depois da meia noite já não entra maaais”.

Negritude Jr. Sempre swingou e na Um Novo Amor prova que os caras eram pra cima. Tem Os Travessos numa ótima levada na canção Tô com Saudades. E não poderia deixar de faltar o Art Popular com a música O Beco, escute e repare que já começava as experimentações de arranjos e letras de Leandro Lehart, logo no primeiro trabalho saído pela gravadora Kaskatas Records. É isso, espero que apreciem o repertório.



Nenhum comentário: