quinta-feira, 8 de maio de 2014

Chora Menino porque aqui o pagode é de 90!



O grupo Chora Menino foi formado em 1982 pelos lados do Jardim Orion/Cidade Dutra na Zona Sul de São Paulo. Tiveram uma primeira oportunidade no 1º Festival de Pagode sambalanço da extinta Manchete FM , isso em 1987. Ficaram em 3º lugar, gravaram a faixa Curtir o Nosso Amor, no LP que saiu pela gravadora RGE. Detalhe; a gravação foi ao vivo no Ginásio do Palmeiras.  Depois eles gravaram o LP Lindas Melodias, pela gravadora Intersom, com destaque para a faixa Rua da Mazela. Eles ainda gravaram mais  trabalhos, tempos depois com os LPs Homenagem (1996), Corpo e Alma (1998)  e O Samba é a Cara da Gente (2012).  

Mas o sucesso veio mesmo com LP gravado em 1992, pela JWC Discos. Curiosidade é que na capa o título esta como Canto das Raças Axé , no selo "Canto da Raça “Axé” e na contracapa Canto da Raça (Axé). E esse é o LP que dimiliduques coloca a disposição. 

Com produção caprichada de Mauro Diniz e Alceu Maia o LP traz composições de Douglas Sampa, Carica, Valtinho J, Sereno, Roberto Serrão, Pelezinho, além dos integrantes do grupo.  As faixas mais conhecidas são a Já Fui Um Aprendiz , Colorido Matiz e a regravação de Curtir o Nosso Amor. Mas prestem atenção na singela Hoje Me Sinto Tão Só e no belíssimo solo de cavaco e na letra poética de Lobo Sem Matilha e no partido cantado em coro, Tributo ao Mestre Guará. Tem uma música de duplo sentido, é a música Cheiro de Terreiro, composta nos moldes da famosa "Bebeto Loteria" do grupo Fundo de Quintal, que diz no refrão “até quem não é de cheirar cheirou”.

É um LP bem legal de se escutar, marcou época e a sonoridade apesar de simples é redonda. A formação na época da gravação era Bahia (vocal e pandeiro), Coruja (banjo), Samuca (cavaco e vocal), Paco (repique), Sombra (violão) e Mungunzá (bateria). O grupo Chora Menino de vez em quando dá as caras e se apresenta, tempos atrás eles foram homenageados no Pagode da 27 que acontece no bairro do Grajaú. Mas outras pequenas homenagens acontecem nas rodas de samba, quando os pagodeiros relembram sucessos e a música Já Fui Um Aprendiz é cantada em coro pelo povo até hoje. 

http://www57.zippyshare.com/v/4279896/file.html



Nenhum comentário: