quarta-feira, 18 de junho de 2014

A juventude curtiu o Juventude do Pagode



O grupo Juventude S/A surgiu em 1986 no munícipio de Carapicuíba-SP. No começo de carreira os integrantes admiravam e tocavam artistas tais como  Zeca Pagodinho, Fundo de Quintal, Arte Final, Só Preto Sem Preconceito e outros. Então nessa caminahda o grupo conseguiu tocar na Praça do Samba em Osasco, local este que tinha servido de vitrine para Boca Nervosa, Negritude Jr. e grupo Cravo e Canela. No começo o grupo se chamava Juventude do Pagode e depois em 1999 mudaram para grupo Juventude S/A. Irônico já que a sigla S/A dava a impressão de uma empresa e justamente nessa época o pagode (e a maioria dos grupos) começava a ser mais comercial o possível.

A primeira oportunidade de gravação do grupo foi no 1º festival do Botequim do Camisa Verde e Branco no ano de 1991. Classificado em primeiro colocado gravaram as faixas Dona Saudade e Só Quero Você. Desse mesmo disco saíram também os grupos Sensação e Negritude Jr. 

E começaram a tocar em vários locais em São Paulo. Em 1993 lançaram o seu primeiro solo, álbum esse que o dimiliduques coloca pra vocês. Intitulado “Magia” é um disco que saiu pela TNT Records.  Aqui começou bem a historia do Juventude do Pagode, já que emplacaram dois sucessos no rádio: Chance Pra Gente Voltar e Volta Por Cima. Depois eles estouraram Brasil afora em 1999 com a gravação do pagoderap romântico História e Amor (recentemente regravada por Thiaguinho). 

Luciano Bolão o vocalista (e cavaquinhista)  tem uma voz diferente, meio aguda que trouxe a identidade certa ao grupo. Nesse trabalho de 1993 os componentes mostraram seus lados de compositores e no disco outros nomes que viriam a ser consagrados também marcaram presença como Chiquinho dos Santos, Vagner Russo, Ademir, Nardão e Helder Celso.

 A produção foi econômica e simples mas de bom resultado, uma maioria de pagodes românticos mas com espaço para os partidos e swings . Os arranjos foram de Reinaldo Chulapa com a participação de Ferrugem no banjo e cavaco, Edmilson Capelupi violão de 6/7 cordas, João Marcos no baixo, Edu Neto nos teclados, Paulo Bonfim na bateria e pra finaliza o molho Bira Hawai e Tuta na percussão geral. 

Na época de lançamento os componentes do Juventude do Pagode eram: Luciano Bolão (cavaco e voz), Fernando (bateria), Robinson Carioca (percussão geral), Rogério  Cajá (violão de 7), Willlians Lilão (tan-tan), Reinaldo Branco (baixo), Ronaldo Praguinha (percussão) e Junior Gibi (teclados). O grupo lançou ao todo seis álbuns; Magia (1993), Melhor Assim (1994), Pele Negra (1997), História de Amor (1999), Amantes Amigos (2001) e Há de Melhorar (2006).

http://www42.zippyshare.com/v/79434236/file.html
 


Nenhum comentário: