segunda-feira, 9 de junho de 2014

Grupo Partido Alto de Campinas



O grupo Partido Alto foi formado em Campinas , interior de São Paulo,  em 1982.  Tocavam em várias casas de samba da região e começaram a se apresentar no circuito da noite em São Paulo. Em 1992 veio a primeira chance, no festival de samba do respeitado JB Sambar, eram favoritos, mas quis o destino outro rumo. Foram convidados a lançar o seu primeiro LP por uma gravadora independente, a Colors Discos. E assim foi concebido o LP Neon, que além da faixa título, teve boa repercussão das faixas Querubim e Por Te querer. 

O diferencial do grupo Partido Alto podemos dizer vem da cabeça do líder e fundador do grupo, o cavaquinhista Nyva. Suas composições e sua ótima voz e interpretação deram a identidade certa para o grupo. Oriundos de uma cidade onde o pagode é bem difundido, por exemplo são de lá os grupos Clave de Azes, Aparrô e Tom Maior. Obviamente rolava uma rivalidade velada entre eles, algo sadio, nada pesado ou que tirava o brilho de cada um. Acima de tudo os grupos se respeitavam muito e tinham musicalidade para isto. 

O blog dimiliduques põe a disposição o CD Sonho que Sonhei, lançado em 1995 pela Chic Show/ Five Star Records.  Um disco que realmente vale a pena. Produção bem feita e certinha de Bira Hawai que também fez a percussão geral. De músicos convidados figuras respeitadas no meio do pagode, como Marcelo Lombardo e Mauro Diniz no cavaco, Paulão violão de 6/7, Jorge Gomes na batera, Chulapa no contra baixo, Arlindo Cruz no banjo e Eduardo Neto nos teclados e outros. Muitas faixas legais, tais como Quem Dera, Gamei e Minha Gamação. Um detalhe que permeia as músicas desse trabalho é um recurso vocal bem bacana, onde o refrão responde em coral e preenche alguns trechos, acabou dando uma cara diferente. 

Depois de algumas mudanças na formação atualmente o grupo é formado por Nyva (cavaco/vocal), Fino (repique de mão), Washington (banjo), Paulinho de Jesus (pandeiro) e Mário (surdo). Eles gravaram quatro álbuns na carreira, Neon (1992) , Sonho que Sonhei (1995) , Nectar (2004) e  Estação do Amor - Ao Vivo (2012). Continuam tocando em alguns locais , principalmente em São Paulo e Campinas-SP.  


http://www39.zippyshare.com/v/16069193/file.html



Nenhum comentário: