sexta-feira, 27 de junho de 2014

O rap love do Sampa Crew



Nem só de samba e pagode vive o ser humano...rs enfim começo com essa parábola para falar um pouco de outro ritmo que eu admiro, é o rap. Mas vamos falar da velha escola nacional que aprendi a gostar nas ondas da Band FM e na 105 FM com o programa Rap do Rick. Lógico que os bailes também ajudaram, pois as seleções de balanço e rap não podiam faltar. 

Em meados de 1987 era formado na capital paulista o grupo Sampa Crew. E já em 1988 o grupo consegue lançar uma faixa numa das primeiras coletâneas de rap nacional,  Som das Ruas lançado pela Chic Show. A música em questão era a "Foi Bom", inspirada livremente na balada Float On dos Floaters. Em 1990 foi lançado o primeiro trabalho dos manos intitulado Ritmo Amor e Poesia. Na época os integrantes eram Dj Alam Beat e JC Sampa. A gravadora foi a Kaskata’s Records, que não perdia tempo e lançava vários artistas do movimento. O blog dimiliduques põe pra vocês curtirem esse trabalho. O produtor DJ Cuca (um dos melhores DJs do Brasil) entendeu bem a proposta de JC Sampa e traduziu isso da melhor maneira possível. É um disco bem eclético e pop, tem misturas como o reggae, ragga, rap, baladas, rock dos anos 50, samba rock e miami bass. Músicas como a Não Mate a Mata que usa a cacofonia da letra de protesto numa rápida levada, encontrada mais tarde no grupo de rap americano Bone Thugs N Harmony. Isso por si só mostra que eles estavam a frente do seu tempo. E em pleno início dos anos 90 eles gravaram o batidão de duplo sentido, Melô do Mobral. E o mais importante, enquanto a maioria dos grupos se fechava num rap mais radical , eles nadavam contra a corrente e cantavam raps com um teor mais positivo e romântico, a exemplo das faixas Manequim e Eterno Amor. Ainda contaram com a participação especial de Thaide na música que dá título ao disco, Ritmo Amor e Poesia.

Esse lado com temas sobre o amor, se provou ser o forte do Sampa Crew, e esse romantismo consagrou o grupo. Os sucessos das músicas como Eterno Amor, Se Me Lembro Faz Doer, Mesmo Assim, Coração Te Acalma, Alma Metade e Eu Nasci Pra Te Amar comprovaram o fato.
As entradas de Junior Vox em 1992 (ele havia lançado um LP solo em 1991 pela Chic Show) e Marco Anthony em definitivo em 1993, deram mais peso musical ao grupo. Também fizeram parte desse time os dançarinos Guru e Ed Carlos somados aos vocais de Dani Voguel (que faleceu em 2013) e Valtinho Jota , esse último também compôs muita coisa legal com o grupo. Lançaram entre trabalhos de estúdio, remixes e coletâneas, 18 álbuns  e três DVDs. O Sampa Crew já marcou seu nome na história do hip hop e da música brasileira, continua na ativa levando seu romantismo musical aos quatro cantos do país. 



http://www38.zippyshare.com/v/84116049/file.html





Nenhum comentário: