quarta-feira, 11 de junho de 2014

Regravar é reviver



As regravações também têm o seu charme, muitas vem em forma de homenagens, referências, outras tentam pegar carona no sucesso da “original”. Algumas são curiosas, outras chegam a superar a qualidade da primeira gravação, outras infelizmente pioram.  Aqui faço uma coletânea de regravações de sambas e pagodes. Em algumas faixas logo se escuta e intuitivamente percebe-se qual é a primeira gravação, pelo estilo e qualidade da gravação. Mas também algumas faixas por terem sido gravadas na mesma época quase não se percebe essa diferença. 

Há músicas regravadas mais de uma vez e existem grupos que regravam até a própria música. Alguns regravam sucessos de outros ritmos, como sertanejo, MPB, axé. Não optei por esse caminho, aqui somente grupos que gravaram outros grupos ou cantores de samba/pagode. 

Faço uma observação, já que muitas vezes mais de um artista/grupo recebe a mesma música do compositor. E quando a música é boa, acaba acontecendo mais de uma gravação (e os compositores adoram quando isso acontece). No pagode, lembro que se disputava um festival com uma música e ela acabava entrando no trabalho solo do grupo/artista, (quando acontecia de gravar). Ou disputava-se o festival com uma música de um compositor já conhecido no meio e quando ia-se entrar em estúdio, como o direito de gravar já estava garantido, o grupo optava de colocar uma música de autoria própria. Há casos também em que a gravação demorava tanto para sair, que a música escolhida fazia sucesso com outro artista e começava a tocar no rádio,  na maioria das vezes optava-se de deixar a faixa no álbum e trabalhar outra no rádio.

Coloquei nessa coletânea Regravações Pagode e Samba Volume 1, as músicas que lembrei de cabeça evitando colocar gravações ao vivo. As regravações quando feitas em estúdio, em minha opinião, são mais desafiadoras. Pois o produtor/arranjador e músicos envolvidos terão que pensar numa maneira de deixar aquela gravação a altura da anterior ou ao menos dar uma nova roupagem. Correndo o risco de descaracterizar ou até mesmo deslizar para algo de qualidade duvidosa. Nas gravações “Ao vivo” acho a missão mais fácil, pois há uma liberdade e entendimento maior que é uma versão a mais.


 Set List

Boca Molhada – Grupo Sensação - Ana Clara
Súbita Paixão – Grupo Toke Divinal – Thiaguinho
Zé do Caroço – Leci Brandão – Grupo Art Popular
Doce Eva – Biro do Cavaco – Grupo Um Toque A Mais
Dom de Sonhar – Grupo Exaltasamba – Mumuzinho
Disfarce – Grupo Ponto de Encontro – Grupo Pique Novo
Fronteiras – Grupo Mé Maior – Grupo Redenção (duas vezes)
Sonhos – Grupo Samba 6 – Grupo Raça
Demais – Grupo Casa Nossa – Arlindo Cruz
Grande Circo da Dor -  Grupo Sensação – Arlindo Cruz e Sombrinha
Sem Rodeios – Grupo Soweto – Grupo Relíquia e Grupo Trockadilho
Procura-se Um Amor – Grupo Samba nas Coxas – Belo

Reclique na capa para baixar


Nenhum comentário: