segunda-feira, 16 de junho de 2014

Sampa é pagode



O Grupo Sampagode surgiu em 1987 no bar homônimo que ficava na Casa verde, zona Norte de São Paulo. A primeira oportunidade surgiu na coletânea da choperia Só Pra Contrariar e seus convidados vol. 2 em 1992, pelo selo JWC. Gravaram o samba Luz Divina com a participação de Royce do Cavaco.  
Lançaram seu primeiro trabalho em 1994 pela gravadora Kaskatas, intitulado X da Emoção. Se apresentavam em várias casas noturnas de São Paulo e numa em especial (Alpendre) eram o grupo da casa e lá acompanharam artistas como o Zeca Pagodinho, Jovelina Pérola Negra, Almir Guineto e outros. Em 1997 lançaram as faixas Na Luz do Corredor e O Samba Vai Começar na coletânea Transpagode da Transcontinental Fm pela Indie Records. 

E no ano de 1998 o segundo trabalho saiu pelo convite da própria Indie Records com o título de Tem que Apostar.  Foi nesse mesmo ano que o grupo começou a acompanhar a sambista Leci Brandão. A parceria deu tão certo que até hoje a rapaziada faz as turnês e participa das gravações da cantora. No grupo sempre teve bons músicos na retaguarda.  Como por exemplo Emerson de Paula no violão, Paulinho Sampagode percussão, Dema percussão, Pedrinho S/ Braço no contrabaixo e Fabiano Sorriso no pandeiro.

O blog dimiliduques põe a disposição o disco de 1994, X da Emoção.  Trabalho que teve arranjos de João Marcos, que também tocou contra baixo e violão. E os outros músicos participantes foram Emerson de Paula no cavaco e cavaco solo, Paulinho Soares e Zinho também participaram tocando cavaco, Paulão no violão de 7 cordas, Douglas no banjo, Dema no pandeiro, Bira Hawai no surdo (além de ser o produtor musical do disco), Rubão no tan-tan, Paulinho, Freddy e Bira Hawai na percussão geral, Duda Batista na bateria e Edu Neto nos teclados.  Composições de Helinho do Salgueiro, Beto S/Braço, Chiquinho dos Santos, Paulinho, Emerson, Prateado e outros. 

O detalhe curioso fica por conta das capas que tiveram duas versões. Destaque para as músicas Você Nunca Me Tratou Assim que rolou nas rádios, Meu Erro, bela levada de violão no começo e evolução legal, X- da Emoção, Pura Ilusão, essa última gravada também pelo Exaltasamba e os partidos O Sereno e o pot pourri Você Prometeu Me Amar/Minha Vida /Vou Mentir. Um disco em que o talento e a simpatia da rapaziada fez toda diferença.

Clique no X da capa

http://www70.zippyshare.com/v/62975010/file.html


*As duas últimas capas fornecidas gentilmente pelo amigo Marcelo De La Veiga comunidade Bandeira do Samba

Nenhum comentário: