sábado, 12 de julho de 2014

Tempere tudo e sirva com pagode



O Grupo Tempero foi formado na baixada santista em São Paulo no começo dos anos 80. E basicamente eram frequentadores e sambistas da Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba União Imperial do bairro Marapé.  No começo o nome era Tempero Verde e Rosa em menção a escola de samba Mangueira, então madrinha da escola de samba santista. Em meados de 1986 o grupo participou do Festa Mar o maior festival de música da cidade de Santos feito peça Capitania dos Portos. Mesmo em meio a mais de quinhentos concorrentes o grupo ganhou com a música Todas as Rimas e daí por diante se consolidou no mundo do samba.

Em 1989 o grupo resolveu lançar uma casa de musica ao vivo no local conhecido como Curvão do Marapé em Santos-SP. O Tempero´s Bar conseguiu ser um dos locais e ponto de encontro do pessoal do samba da baixada e se tornou um grande sucesso. Por lá passaram artista de peso como Raça Negra, Negritude Jr., Reinaldo, Art Popular e outros.

Em 1992 o grupo foi indicado para o prêmio Sharp de música como melhor grupo de pagode. Nesse mesmo ano haviam lançado o disco Meu Sonho Não Cansa, com arranjos de Mauro Diniz e Jorge Simas  pelo selo JWC . 

Mas o segundo trabalho era o que viria a ser o grande carro chefe da rapaziada. Em 1993 a gravadora Chic Show/Five Star  lançou “Tempero do Brasil”.  E foi desse LP que saíram os sucessos Vida de Amante, Venha Mar e Sexo Falado, cantadas até hoje Brasil afora. E é esse disco que blog dimiliduques põe para vocês.
O LP que vendeu mais de 120.000 cópias teve os arranjos de Jorge Cardoso, J Moraes e Maestro Jobam.  Foi gravado em três estúdios o Line Records no RJ, Be-bop e Mosh em São Paulo, na época estúdios de ponta.  Na lista de músicos muitas feras; Mario Testoni e Leandro Braga nos teclados, Jobam e Paulão no violão, Arlindo Cruz no banjo, Mauro Diniz e Cesar Rodrigues no cavaco, Bororó e Fabio Canela no baixo, Jorge Gomes e Duda na bateria, Bira Hawai e Fredy no surdo, Ricardo Peres, Esguleba e Moquita no pandeiro, Esguleba, Bira Hawai e Chabu na percussão geral, Chabu nas congas, e Zinho no Reco Reco.   
Nas composições temos Cesar Rodrigues, Adilson Bispo, Zé Roberto e outros. Um disco que foi um marco para o grupo e para o movimento do pagode na década de 90. O grupo ainda lançou mais  quatro trabalhos;  Swing do Meu Samba (1995 – Sony Music), , Tempero (1996 – Sony Music), Brincar de Amor (1998 – Warner Music/Continental) e Ao Vivo (2002 – Canta Brasil).

O grupo era formado nessa época por Zinho (vocal , repique e reco), Simonal do Tempero (tantan e back vocal), Ricardo Peres (pandeiro e back vocal), Cesar Rodrigues (cavaquinho e back vocal), Carlão (ganzá e back vocal) e Moisés Costa (violão e back vocal). O grupo se apresenta esporadicamente e continua participando ativamente do carnaval de Santos-SP. 

Tempere na capa


http://www18.zippyshare.com/v/95826177/file.html






Nenhum comentário: