terça-feira, 12 de maio de 2015

Nostalgia moderna da Beth Carvalho



Hoje vou postar um dos meus preferidos discos da Beth Carvalho, já que da madrinha eu tenho vários preferidos. Pois, na minha opinião, seu trabalho sempre foi coerente e prezou sempre pela qualidade. Por exemplo poderia citar brincando alguns discos que eu mais escutei da Beth Carvalho: Na Fonte (1981), Traço de União (1982), Suor no Rosto (1983), Coração Feliz (1984), Beth (1986), Alma do Brasil (1988) e Ao Vivo no Olimpia (1991). Hoje o dimiliduques coloca o Saudades da Guanabara, disco que saiu pela gravadora Polygram/Philips em 1989. Disco bem feito com arranjos equilibrados e com um toque moderno. Já começa com a faixa título de composição de um trio de responsa; Moacyr Luz/Paulo Cesar Pinheiro/Aldir Blanc.  Aliás essa faixa saudades da Guanabara tem um arranjo meio nostálgico, uma evolução marcante, com um teclado viajando nos strings, combinando perfeitamente com a letra da música. 

Nesse trabalho tem muitos sambas que embalam as rodas de samba até hoje como: Meu Samba Diz (Sombra/Sombrinha/Adilson Victor), Sem Ataque Sem Defesa (Sombra/Adilson Victor), Sorriso de Criança (Dona Ivone Lara/Delcio Carvalho), Não Me Faz de IôIÔ (Arlindo Cruz/Franco) e Sonhando Eu Sou Feliz (Arlindo Cruz, Marquinho PQD/Franco).  Outros destaques são os sambas numa pegada mais rítmica estilo escola de samba/samba enredo, como Até Quem Não É, Botafogo Campeão e Bota Lenha na Fogueira. Outras curiosas são Vaqueirada onde as violas dão o tom, Ziguezagueando essa bem romântica lembrando um clima de cabaret, Os Brasíadas e Apartheid Não, ambas com um toque de MPB , história e negritude.

Muita gente boa participou da gravação, como o Maestro Ivan Paulo, Gordinho (surdo), Marcelinho Moreira e Ubirany (Repique), Mingo (congas), Bororó (baixo), Wilson das Neves (bateria), Acyr Marques (tan-tan), Neco (violão), Arlindo Cruz (cavaco/banjo), Leandro Braga (teclados), Wanderson (cavaquinho), Mestre Bira (apito), Carlinhos do Cavaco (cavaco), Sombrinha e Jorge Simas (violão de 7 cordas), Claumir e Paulinho da Aba (pandeiros) e muitos outros, em cada faixa uma combinação de craques tocou. 

Clique na capa e não me faz de iôiô


  http://minhateca.com.br/mestrevando/BETH+CARVALHO/1989+SAUDADES+DA+GUANABARA,493269795.rar(archive)


Nenhum comentário: