sexta-feira, 19 de junho de 2015

Djavan sambou pagodeou



Vamos lá rapaziada. Essa coletânea instrumentalmente falando é boa sim! li algumas críticas ao trabalho e algumas com pitadas de preconceito. E o pior é que nos comentários a corrente preconceituosa aumenta. Chamando pejorativamente os participantes da coletânea de pagodeiros (são sim e com muita honra). Daí como Arlindo Cruz é o mais respeitado e considerado sambista nato o tal crítico faz exceção a sua participação. 

O que acontece é que as músicas foram gravadas na levada do samba/pagode sim, imprimindo outra cara , queriam o quê ? que as regravações soassem identicamente como Djavan, ué se fosse assim, para fazer mais do mesmo, melhor seria não gravar. 

Agora que tem bons momentos e outros ruins eu concordo, mas basicamente o CD é nota 7,5. Na década de 90 era comum os pagodeiros cantarem Djavan, tanto que o grupo Soweto por exemplo, tem esse nome justamente por uma música do compositor alagoano. Depois temos vários exemplos de regravações anteriores como Sina e Eu Te Devoro pelo Revelação, Avião com Pé de Moleque, Lambada de Serpente com Belo, Muito Obrigado com Grupo JB Samba, Fato Consumado com Turma do Pagode e devem ter outros que não me vieram na memória. Uma vez Djavan foi perguntado sobre essa influência das suas musicas nos pagodeiros dos anos 90. Ele foi simples e categórico: “não reconheço nenhuma influência não”.


Bom voltando para a coletânea, nela cantam Leandro Sapucahy, Arlindo Cruz, Rogê, Gustavo Lins, Gabriel Moura, Luiz Claudio Picolé, Rodriguinho, Charlles André, Paulo e Jorge Santana (Malacacheta), Péricles (Exaltasamba), Xande de Pilares (Revelação), Bruno (Sorriso Maroto), Renan (Compromisso Certo), Liomar (Pique Novo), Anderson (Molejo) e Renatinho (Boka Loka).

Gravado em 2010 pela gravadora Performance, traz algumas  obviedades que a maioria dos pagodeiros já tocou em rodas e palcos da vida, como Flor de Liz, Avião, Sina, Fato Consumado , Capim, Aquele Um e Serrado. Não estou discutindo aqui se as versões são melhores, em minha opinião, no geral, quase nenhuma “nova roupagem” alcança o brilho da original. Acho que nesse quesito somente os Song Books do Almir Chediak chegavam próximos a perfeição.  Seja nesse trabalho ou em outros, o importante é  homenagear o artista em si. 

Mas é um CD interessante de se ouvir, principalmente se o ouvinte se desnudar de preconceitos e tentar entender o contexto. Se por exemplo Paralamas do Sucesso regravar Djavan, vão imprimir sua cara (e boa parte  dos “críticos” vão bater palmas).  Se um pagodeiro como Péricles do Exaltasamba regrava, “nossa ficou meloso, tipo um pagode romântico”, entendam é o estilo samba que a grande mídia costumou chamar de pagode (outra discussão sem fim).

Mas   tudo bem,  nem vou entrar na discussão, porque o Djavan é um artista de primeira grandeza o qual eu gosto muito. Não vou destacar nenhuma faixa, porque realmente é bem diversificado, todas as faixas, são boas aqui e ali, dizer algo ao contrário seria entrar em contradição e desconsiderar o Djavan compositor.  


http://www.mediafire.com/download/9x3xjlzoj5jllfk/Do+Samba+Para+Djavan+-+2010+by+tchelo.rar





Nenhum comentário: