segunda-feira, 23 de maio de 2016

Uma chama brilhante da família Moura



O compositor e cantor Gabriel Moura é um daqueles talentos que é admirado por muitos músicos e que dá a impressão de que a grande mídia ainda tem com ele um dividendo. Merece mais espaço, merece muito mais espaço, para mostrar sua arte, mas enfim...é um lugar comum para muitos músicos e artistas brasileiros. Talvez a mídia mais especializada até já o tenha descoberto a algum tempo, porém o grande público ainda não. sinais do tempo? muita informação? caos musical?...não sei.  Falando assim até parece que ele é um mero desconhecido, mas uns ouvidos mais antenados já sabem de muito do que ele produziu. Exemplos...composições para Zeca Pagodinho, Seu Jorge, Forróçacana, Escola de Samba Caprichosos de Pilares, Paula Lima, Sensação, Ivete Sangalo, Gilberto Gil, Elza Soares, Zé Ramalho, Wilson Simoninha...e por aí vai.

Quem quiser saber um pouco mais sobre o artista pode pesquisar no site  (aqui) que fala mais sobre o seu talento que é extenso. Fundador junto com Seu Jorge da Banda Farofa Carioca, daí já se tem uma noção de que o cara não é fraco. Fez parte das bandas “Blues e Cia”, "Dread Lion", "Baia & Rockboys”e “Banda à Vera". É tema de um  documentário chamado Tô Chegando pelo Canal Brasil.  É sobrinho e carrega o sobrenome Moura do saxofonista e clarinetista Paulo Moura, ele  além de músico é ator, diretor musical, tudo se mistura e acaba em arte. 

Lembro que numa época de dureza eu queria muito adquirir esse trabalho solo, mas não achava na rede para baixar  grátis... Mas até que um dia consegui, nem sei onde, eu acho que foi no finado blog riogroove. O CD Brasis, lançado em 2009 saiu pela Som Livre. E olha que é um trabalho eclético para ser escutado com calma e ao mesmo tempo euforia, porque tem samba, tem fole, bossa nova,  tem frevo, tem swing, tem balada...é a MPB embalsamada das suas várias vertentes. 

Desse CD destaco Eu Canto Samba ( Gabriel Moura/ João Carlos/Valmir Ribeiro), Perfume da Nega (Gabriel Moura/ Alexandre Carola/Valmir Ribeiro) , Minissaia ( Gabriel Moura/Valmir Ribeiro/Carlos Moura), Garota do Méier (Gabriel Moura), Chouse de Louque (Gabriel Moura/Jovi Joviniano) e  a faixa bônus Som Mil (Gabriel Moura).

Trabalhos em que participou, banda Farofa Carioca – Moro no Brasil (Polygram/1998), 4 Cabeça (Bolacha discos/2009) e Orquestra Saga apresenta/Sociedade Amigos da Gafieira (Selo SESC/2011). Como artista solo, Brasis (Verge Records França/2009 e lançado no Brasil pela Som Livre/2009), Karaokê Tupi 2 (Som Livre/2013), Karaokê Tupi 2 Especial (Som Livre/2014).

Mexa na capa e download

https://mega.nz/#!FtZlzShB!jgfp07Dad0D-Nb1o1v8t_BD-mMnwcq93jXkDxmQjN4A  






Nenhum comentário: