quarta-feira, 8 de junho de 2016

Beth e Martinho, para carnavais, mesmo que fora de epóca



Esse disco saiu em 1990 e por essa época eu ainda engatinhava no samba. Mas essa coletânea dá uma boa mostra  de clássicos dos carnavais. O título do LP lançado pela gravadora RCA/BMG é O Carnaval de Beth Carvalho e Martinho da Vila. São faixas intercaladas dos dois artistas, em se tratando de animar carnaval é um disco que beira a perfeição.

Com direção de Miguel Plopschi, produção de Rildo Hora e Renato Correa e a seleção de repertório de José Milton, nos 46 minutos que se seguem você  encontra muita coisa bacana.Dá para se deixar tocar ele todo, numa festa ou churrasco. Eu gosto muito do pout porri de abertura com várias marchinhas de sucesso na voz de Beth Carvalho,  como por exemplo O Abre Alas (Chiquinha Gonzaga), O Teu Cabelo Não Nega (Lamartine Babo/Irmãos Valença), Mamãe Eu Quero (Jararaca/Vicente Paiva) e outras. Tem também as faixas clássicas Coisinha do Pai (Jorge Aragão/Almir Guineto e Luiz Carlos da Vila) e Caciqueando (Noca da Portela). Outro detalhe, foi por esse LP que eu escutei pela primeira vez e me apaixonei pela composição de Argemiro e Casquinha intitulada A Chuva Cai. Outro Pout Porri certeiro cantado por Beth é um que tem na sequência Tristeza (Haroldo Lobo/Niltinho Tristeza), Madureira Chorou (Carvalhinho/Julinho Monteiro), Barracão (Luiz Antonio/Oldemar Magalhães) e Firme e Forte (Efson/Nei Lopes). 

Já Martinho da Vila não deixa por menos e participa com o aclamado enredo de 1965 da GRES Império Serrano, Os Cinco Bailes da História do Rio (Silas de Oliveira/Dona Ivone Lara e Bacalhau).  E um dos sambas que tem a letra bem longa, a fantástica Aquarela Brasileira (Silas de Oliveira) . E não poderia faltar um pout porri de marchinhas na voz de Martinho com Pierrot Apaixonado (Noel Rosa/Heitor dos Prazeres), A Jardineira (Benedito Lacerda/ Humberto Porto), Cachaça (Mirabeau/L. Castro/H. Lobato/Marinósio F.) e outras mais.
Outra coisa que chama muito a atenção é a arte da capa feita por Elifas Andreato e Chico Nunes. 

Clique na capa e deixe arquivado para o carnaval ou para em alguma festa que mereça alegria e folia. 

   https://mega.nz/#!l1ISwTaL!hZ3ngf0ky6MHGoZBv6j02uvdRG-8UME4F4AraPrzGno



 

Nenhum comentário: