quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Um funk e soul e suas várias versões

Nostalgia eis me aqui. Vou falar hoje sobre o hit Same Beat do godfather of soul James Brown. A primeira vez que a ouvi se não me falha a memória foi num LP chamado Let’s Dance Vamos Dançar da gravadora Rhithym Blues a capa era uma cópia descarada do LP Mr Soul de Charles Wright.  A música em questão é um dos funk/soul mais bem executados que já ouvi, sabe uma batida que empolga, um riff que entra pelos ouvidos e gruda nas memórias afetivas? Então essa música para mim se chama Same Beat.

Muitos podem até dizer, a música fica só repetindo: Same Beat ! Same Beat! . Não é bem assim...além de umas frases soltas em trechos da música,  a combinação e melodia são únicas e as intervenções malucas, desde um trompete praticamente gritando, barulho do público, a um galo cantando. E para dançar ela também funciona como um turbo de adrenalina ou seria um tubo de adrenalina?

Mas afinal Same Beat é de James Brown ou da banda JB’s? os créditos são para Fred Wesley e The JB’s porém a letra, arranjo e produção é de James Brown. A gravadora foi a People Records e a data é fevereiro de 1974, um single de 7” polegadas que fez história.

E há versões mais curtas conhecidas como Part 1 que rolavam mais nos bailes e nas rádios. E tem a Same Beat parts 1,2 e 3 para quem quer se embriagar um pouco mais. Agora se quiser uma overdose é só baixar o arquivo que o blog dimiliduques põe pra vocês intitulado I Want Enough Same Beat’s. Na imagem eu usei uma foto que eu tirei do meu velho walkman. Você encontrará no set list,  versões, regravações , originais e alguns raps em que ela foi usada como sampler principal. Sem contar que James Brown é o artista mais sampleado do hip hop, serviu de base para muita gente. Isso corrobora minha opinião que a pegada Funk dela é tão boa que fez a cabeça da maioria dos DJs, não só do Brasil, mas do mundo.


clique na capa e balance um soul na sala




Nenhum comentário: