terça-feira, 2 de junho de 2020

Fechando a série Regravações Samba e Pagode - volume 20


E finda mais uma missão pessoal, o vigésimo e último volume da série Regravações Samba e Pagode. Foi muito tempo de pesquisa com olhos e ouvidos ligados para tentar reconhecer aquele e outro samba/pagode que havia sido regravado. Como expliquei no primeiro volume lá atrás (2014) a opção era para músicas gravadas no estúdio, tirando de fora as "ao vivo", talvez tenha tido um ou dois casos excepcionais, mas num todo consegui tocar o projeto. Sim há muitas outras canções que ficaram de fora, mas eu tinha que fechar esse arco, senão ia ser um trabalho que não teria data pra terminar. 

Falando deste derradeiro volume muita coisa legal, por exemplo Rosa Amarela que ouvia na voz do grupo Nova Imagem e depois o Relíquia regravou. Esse grupo Nova Imagem eu procurava o solo deles, mas descobri que nunca chegaram a gravar, pois essa faixa foi de uma coletânea chamada A Pagodeira. 

Tem a canção Manhã Preguiçosa que eu gosto muito na voz do Klebão, mas que nunca tinha ouvido com o grupo Malicia, ficou 10. A música Dentro do Céu (Carica e Prateado) ouvi primeiro com o Grupo Pé de Moleque com Helder Celso interpretando-a com maestria. Aí ouvi com o Grupo Mais que Amigos e depois com o Juventude do Pagode, esse último com outro título: Vida a Par.

Fim da Tristeza é o caso de uma música que ficou boa com o Grupo Sensação e o Belo vem e dá um up a mais e vira sucesso. A música Mel na Minha Boca foi sucesso com o Grupo Karametade e foi regravada com qualidade pela Helena Rangel. A música Meu Bem Querer foi gravada primeiramente num festival pelo Grupo Além da Razão e depois o Grupo Relíquia regravou e subiu um degrau a mais, lógico devemos levar em conta a época e o investimento, outra curiosidade é que no Relíquia ela saiu com o título Sem Medo de Ser Feliz. 

Fiquei Tão Só, esse swing foi gravado por Reinaldo e Grupo Um Toque a Mais, engraçado que ambos nem gravavam muito esse estilo, ouvindo a música e os arranjos eu jurava que o Raça Negra tinha também gravado, mas eu pesquisei e não achei nada. A música Vida a Dois eu confesso que não conhecia, e foi gravada pelo Grupo Raça já na nova formação e pelo Grupo Só Delírio, gostei mais da segunda. 

Já a Louco de Alegria foi gravada duas vezes pelo Grupo Sensação, duas formações diferentes, e tanto arranjos e a interpretação ficaram bem legais. 

Brasil Nagô do Fundo de Quintal é um clássico das rodas de samba, tanto que foi regravada por eles mesmos com a participação do roqueiro Frejat do Barão Vermelho, mas o grupo Referências pegou a responsa de regravar e fez bonito.

A balançada Tá Na Hora (Bedeu) foi regravada pelo Grupo Pé de Moleque e o cantor Sócrates a gravou na mesma década de 90. A música Não Tem Porque Good Bye foi um sucesso estrondoso do Grupo É D+ que tinha Sandrinho no vocal e o Imaginasamba regravou e ela encaixou certinho na voz de Suel. 

A música Exatamente Assim foi gravada pelos Grupos Pixote e Pérola e eu jurando que era do Mi Menor...rs.

Só Dá Eu Você, essa outra bem conhecida pelos pagodeiros, três versões com o Grupo Samba nas Coxas, uma original, uma versão mais rara com participação do padrinho Marquynhos do Sensação e outra regravada por eles com outro arranjo no  CD lançado em 2004. A linda composição do Chiquinho dos Santos, Mais Que Um Beijo, foi  gravada pelo Ponto de Encontro quando ele fazia parte do grupo e depois ele mesmo regravou em seu trabalho solo.

A música Dá Pra Ver tem uma levada legal, foi gravada pelo Grupo Juventude do Pagode e depois o Sociedade do Samba fez sua versão. Pra encerrar a tríplice gravação de Tendência com Dona Ivone Lara, Beth Carvalho e Marquynhos do Sensação, eu escutei essa musica a primeira vez num LP trilha de uma novela da Globo (Sol de Verão), era a versão da Beth.

CLIQUE NA CAPA PARA DOWNLOAD







Nenhum comentário: