terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

As Preferidas do Pagode edição #3

O volume 3 da coleção As Preferidas do Pagode vem recheado como sempre. Uma mistura de pagodes consagrados nas rádios, nas rodas de samba, faixas esquecidas, lados B, atuais, curiosas e é claro gosto pessoal. Logo de entrada vem a música Já Virou Rotina, uma das responsáveis em abrir a passarela do mundo do samba para a rapaziada do Turma do Pagode. 

Por Um Amor Tão Lindo é daquelas faixas esquecidas, mas bem bonitas, do primeiro LP do Exaltasamba (1992). A marrom, Alcione, em um dos seus maiores sucessos, Gostoso Veneno, composição de Nei Lopes/Wilson Moreira e saiu no LP de 1979. A música Bruna do grande Grupo Arte Final, bela melodia e belo arranjo, se eu não me engano violão tocado por Edmilson Capelupi. 

Sombrinha lançou seu primeiro solo (Pintura na Tela de 1994) e Nas Águas do Prazer tem umas das muitas poesias cantadas do disco. Falando nisso, o poeta do samba, Jorge Aragão, interpreta, Deixa Estar, suavemente linda. Reinaldo, o príncipe do pagode, representa com a pouco conhecida, Vidigal,  arranjo dançante, meio gafieira.  

Katinguelê em seu segundo trabalho emplacou várias canções, essa rolou pouco no radio, mas nas rodas de samba e nos shows era bem cantada, Minha Felicidade (legal o falsete que o tom obriga Salgadinho a fazer e alcançar). Timidez (não é aquela do Negritude) uma romântica bem interpretada pelo grave sedoso de Cleber Augusto no Fundo de Quintal. 

Outro sucesso nas rodas de samba e nas rádios brasileiras, Fogueira de Uma Paixão, de Leci Brandão, um dos mais belos sambas, onde temos na construção da letra/arranjo um contagiante coral que responde a cantora. Só um adendo aqui,  não faço muita questão de distinguir entre samba/pagode, considero ambos produtos artísticos de uma mesma cultura, sem preconceitos. E o nome da coletânea As Preferidas do Pagode,  foi apenas uma parte informal da coisa, mas enfim... 

A faixa 11 é outra daquelas que ficaram escondidas no CD e dificilmente se escutou por aí, mas é um pagode bem bonito. Amor Difícil do Pixote, com o vocalista Douglas Dodô ainda adolescente e descobrindo seu timbre ideal no primeiro trabalho solo do grupo. 

Essa é mais recente, com o ex-vocalista do grupo Pé de Moleque, Helder Celso interpretando, muito bem como sempre, a  linda Choro (regravado depois pelo grupo Doce Encontro). A faixa 13 com a música Desejo do CD do Grupo Soweto (Refém do Coração) um daqueles casos em que todas as faixas tem algo de especial. Do Grupo Sensação a música título do CD Pra Gente Se Encontrar de Novo, Marquinhos e sua voz inconfundível, que na minha opinião não é a mais linda do mundo do pagode, mas tem algo que conta muito, identidade e personalidade. Por último - saída do forno -  música que dá nome ao CD de 2013, de Ana Clara, Aos Quatro Cantos, produção de Leandro Sapucahy.

Clique na capa pra gente se encontrar de novo...



Nenhum comentário: