segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Embaixo da tamarindeira o fundo de quintal brotou



O LP do post de hoje é do grande Fundo de Quintal! Um dos meus grupos de samba preferidos. Lembro muito dos tempos de batucada com meus amigos Tiza, Ari, Marquinhos Filô, Angu, Jhonny, Dé (in memorian), Fernando do Pandeiro, Dorival Savioli, Josa, Laskinha, Djalma, Clayton enfim uma rapaziada firmeza. Ainda adolescentes ouvíamos esse LP, o primeiro do grupo de 1980, Samba é No Fundo de Quintal. E de lá tirávamos o toque do repique de mão, do tantã, do pandeiro  e do banjo.  

A história do grupo vem do bloco carnavalesco Cacique de Ramos no Rio de Janeiro. Foi lá embaixo do pé da tamarindeira, que vários compositores e sambistas passaram, surgiram e foram consagrados. Na quarta sagrada frequentaram o cacique gente do naipe de Zeca Pagodinho, Pedrinho da Flor, Dida, Mauro Diniz, Jovelina Pérola Negra, Mussum entre outros.  Beth Carvalho foi num desses pagodes e se apaixonou pelo batuque da rapaziada, os convidando para tocar em seu disco de 1978, chamado Pé no Chão com produção de Rildo Hora. 

No começo e no LP de estreia a formação do grupo era, Almir Guineto (introdutor do banjo com braço de cavaquinho), Sereno (introdutor do tantã, até então usado em boleros), Ubirany (introdutor do repique de mão, adaptação do repinique), Bira Presidente (Pandeiro), Neoci ( Prato e tamborim), Sombrinha (Violão de 7 cordas) e Jorge Aragão (Violão). Depois uns saíram e outros entraram, dando continuidade na linhagem do pagode autêntico: Walter 7 cordas, Arlindo Cruz, Cléber Augusto, Mario Sérgio, Ademir Batera, Ronaldinho... Sem contar a fase em que Arlindo Cruz e Sombrinha foram os cantores do grupo, consideradas por muitos uma das melhores e mais férteis fases do grupo.

Nesse primeiro LP o samba é bem cru e se ouve bem a característica que iria marcar o FDQ ao longo da carreira, a batucada bem feita. Se ouve bem o banjo, a caixa de fósforo, o violão de 7, a cuíca, o repique enfim uma harmonia de instrumentos para desaguar num perfeito pagode.   Destaque para as músicas, Gamação danada, Você Quer Voltar, Prazer da Serrinha, Bar da Esquina e tem outras.

Clique na capa e baixa aê meu cumpadi

http://www73.zippyshare.com/v/20344827/file.html




Nenhum comentário: