quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Repost: Inovasom no Rap era com essa dupla do barulho DAS EFX

Os dois manos do DAS-EFX formaram a dupla em 1988, enquanto Skoobs ou Books nasceu em Nova Iorque,   Krazy Drayzy é da vizinha Nova Jersey. O nome vem da junção da letra D tirada do apelido de Drazy e o A de "and" e o S de Skoob, enquanto EFX significa efeitos. Depois de serem vistos em um concurso, por Parrish Smith, membro do grupo EPMD, o mesmo deu uma ajuda para gravarem seu 1º trampo em 1992. Que é o CD que postamos aqui, chamado Dead Serious e saiu pela gravadorea EastWest Records America. Logo de cara ganhou um disco de platina, e o single They Want EFX ficou entre os Top 10 na parada da Billboard.

O duo chamou a atenção por suas rimas loucas que seguem o seu fluxo de consciência, com um flow (levada) diferente de tudo que até então estava no cenário hip hop.  Nos clips usavam muita fumaça,  fogo e  cenários com pouca luz como esgotos, túneis e terrenos baldios. Na vestimenta e estilo também inovaram com cabelos rastafári, roupas folgadas,  macacões militares, botinas, toucas, mascaras de gás, jaquetas ... O que era para ser uma pegada underground, acabou virando referência para muitos rappers. Assisti muito na casa do PESO junto com meu mano Kverna as fitas VHS de clipes do DAS-EFX.

O entrosamento da dupla e seu modo de cantar, dividindo as frases musicais e versos, quebrando o ritmo da batida, voltando no compasso, atropelando, puxando o “erres”, acelerando as rimas e praticamente cuspindo na câmera/microfone, chamaram a atenção. O estilo também ficou conhecido com “iggedy” e influenciou uma gama de rappers da década de 90, tais como Fu-Schnickens, Lords of Underground e Kriss Kross.  No instrumental abusavam dos samplers principalmente de funk do mestre James Brown. Os scratchs ficaram a cargo do DJ Rhythm que também já trabalhou com Mr Tung Twista. Na produção teve as mãos do grupo EPMD, Chris Charity (esse ultimo fez tabalhos para D.Nice, K-Solo, Ice Cube e até para o Korn) e outros mais.  Desse CD de estreia destaco as ritmadas They Want, Mic Checka e Jussumen. Daqueles que eu considero que tem que estar no hall da fama do rap dimiliduques.

O ultimo disco de estúdio saiu em 2003, depois disso ainda fizeram uma turnê europeia em 2007, mas atualmente a dupla esta separada e cada um lançando suas musicas em carreiras paralelas.

Clique na capa e dandarandaranda dan dan








Nenhum comentário: