quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Preferidas do Pagode, o primeiro

Nesse primeiro volume de pagodes preferidos, coloco alguns sucessos que não podem faltar em muitas coletâneas. Misturo com coisas que ouvi nas rodas de pagode e também músicas perdidas nos lados B de LPs ou deixadas lá pela última faixa em CDs. Desse Volume 1 destaco a Amantes do primeiro trabalho do Grupo Soweto,  e Claudinho Oliveira com seu vozeirão. Os arranjos  numa primeira audição parecem simples mas era o que dava pra fazer com pouco recurso na época (teclados, baixo, bateria, violão, cavaco e percussão).

Depois tem uma mais “atual” do Soweto, Dom do Amor, com mais grana na produção e o Belo em ótima fase vocal. Falando em atual as mais digamos “novas” da coletânea são Nas Nuvens da rapaziada do Jeito Moleque, que diziam as más línguas eram os boys do pagode, mas era pura maldade.  

As canções De Repente Vem Você e De Bobeira do dream team do pagode Grupo Kiloucura (Prateado, Delcio Luiz,Picolé, Bigode, Gerson Dupan). Desse CD do Kiloucura constava na ficha técnica uma dezena de músicos , desde violinos a sopros. E a musica No Limite do Grupo Luance, outro daqueles grupos injustiçados, com talento mas que perderam a onda de sucesso.

Das menos conhecidas optei por colocar um lindo samba do trampo solo do Klebão, Um Dia de Amor. Ele que chegou a fazer parte dos backing vocals do Sensação depois assumiu o posto de vocalista do grupo por algum tempo. E também a bela levada da música  Êxtase do Grupo Começo de Conversa, que foi lançada no segundo trabalho dos manos da zona sul de sampa. Tem também a  música Primeiro Ano do Soweto já com o vocalista Enrique, boa voz e passagem rápida pelo grupo. 

E para quem já cantou na noite como eu, a canção Minha Luz, é um prato cheio, melodia e harmonia típicas da parceria Carica e Prateado. E outras músicas mais como a bonita Livre Pra Sonhar Fundo de Quintal, Alma Gêmea do Exaltasamba ainda com Chrigor cantando e a pegada Esqueci de Esquecer do Revelação para finalizar.

Clique na capa e é o nosso primeiro volume!




Nenhum comentário: