quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Os Diagonais , som para deixar qualquer um de cabeça pra baixo

Vou começar esse texto com uma palavra: Susto. Sim foi o que me causou a audição desse LP. Como um disco desse não fez a cabeça do jovens da década de 70? Sei lá. Só sei que a pegada é monstra. Metais vibrando intercalados com vocais bem ajeitados. É funk/soul com samba, com algumas pitadas dos músicos de Detroit da década de 40 e da gravadora Motown.
A banda  Os Diagonais se formou lá pelos idos de 1964 ainda com o nome de Bossa Trio.  A base da banda contou com nomes de peso como  , Hyldon, Luiz Wagner, o pianista Osmar Milito, Cassiano  e Carlos Dafé. Imaginem esses citados, já dariam um puta som. Foram banda de apoio de Tim Maia em algumas apresentações. Não é a toa que Cassiano, Hyldon e Dafé seguiriam carreiras solos tempos depois e com propriedade.

O LP mostrado aqui no blog dimiliduques tem o título de Cada Um Na Sua e data de 1971. É o segundo da curta carreira dos Diagonais (taí um nome maluco , mas criativo pra uma banda).  Prezado leitor, escute o bagulho pra você ver que eu não minto. As levadas de guitarras são para deixar qualquer DJ obcecado de pensamentos sampleadores.

Destaco a pesada Não Vou Chorar, que tem um quê de James Brown ali. A música Sai de Lado também é rápida e contagiante (coloquei com som no talo e dancei sozinho...).  A outra é Adivinhe Meu Pensamento, que tem um triângulo ritmado e um vocal que lembra o Gerson King Combo, mas foi impressão, (repare na quebra de ritmo no meio da música , para depois voltarem arregaçando...).  A musica, Você Fingiu (não é aquela do Tim Maia), parece influenciada pela Jovem Guarda. Mas cada um vai achar a sua preferida , pois é Cada Um Na Sua.

Clique na capa e fique em diagonal! 






Nenhum comentário: