sexta-feira, 1 de julho de 2016

Repost: O som gangsta é trilha em Perigo Para Sociedade

No post de hoje trazemos a coletânea/trilha sonora do filme Menace II Society (Perigo Para Sociedade). Um grande sucesso na década de 90, onde vários filmes de gangs de rua foram feitos. E todos eles com trilhas com bastante rap e black music. Outros que são bons na tela e no som são Colors (As Cores da Violência), Faça a Coisa Certa, New Jake City e Boys N’ The Hood. 

Desses o que mais me chamou a atenção como filme foi o Perigo Para Sociedade de 1993, dirigido pelos irmãos Albert e Allen Hughes. Tinha em seu elenco o MC Eight, Too Short, Clifton Powell (famoso também por ser a voz de Big Smoke no game GTA San Andreas), Jada Pinkett Smith e Samuel L. Jackson.

O filme é bem gangsta, com os guetos americanos retratados. As gangs, as armas, as roupas, as drogas, a violência enfim o estilo de vida das ruas. Apesar que o enredo da maioria do filmes do gênero girassem em torno dessa tríade, Drogas, Violência e Gangues. 

Na coletânea Perigo Para a Sociedade temos coisas bem legais, na época os que eu conhecia eram MC Eight (ex-CMW), Too Short, Brand Nubian e KRS One (ex-Boogie Down Productions), mas tem umas bombas do tipo Spice 1, Da Lench Mob e Cutthroaths.

O interessante dessas coletâneas era que sempre traziam alguns grupos ainda desconhecidos pelos lados de cá (Brasil). Então com a bolacha na mão tentávamos correr atrás de informações sobre. Indo nas lojas do centro da cidade de São Paulo para ouvir/adquirir discos e CD's importados. E também  conversando com rappers ou DJs nos bailes. Já que a informação era escassa, revistas também só as importadas. 

Nas estações de rádio as informações até que chegavam em conta gotas nos programas especializados em black music, mas se focavam nos sucessos das paradas. Grupos mais undergrounds, eram mais raras as informações. Somente com a chegada da internet as coisas começaram a mudar, isso já na metade dos anos 90. Lembrando que mesmo no começo da rede no Brasil (em 1998 em minha casa) , os sites sobre esses rappers eram ainda em inglês! 

Mas enfim hoje os tempos são outros e um CD ou LP ripado às vezes são colocados para downloads, por alguns blogs heroicos que não pedem nada em troca. É o iluminismo da informação pura e simples e de quebra o áudio dos trabalhos para escutar.

Não corra perigo e clique na capa








Nenhum comentário: