quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Rap brasileiro sem complexo de inferioridade mano!



Uma coletânea do bom rap feito no Brasil. Coloco algumas músicas as quais me marcaram e outras pra fazer o pessoal relembrar.  Coloquei os manos do Alvos da Lei, Dimenó, Cicatriz e Dj Ró e Gilmar (que  Deus o tenha!) com a paulada Fora de Controle. O SNJ surpreendeu muita gente com a levada maluca de Mundo da Lua. Depois vem o Menteaberta com uma letra que fiz parceria, Terror Urbano, esse refrão era forte e todo mundo vociferava nas apresentações.

Voz Ativa do Racionais é um  clássicão já, base de JB’s, letra sobre o racismo, produção do KL Jay bem crua e objetiva. Em Mandando Bronca o Pavilhão 9, já sem o rapper Piveti, inova e mistura rock pesado e rap, fizeram bastante sucesso. Sistema Negro, pra mim um dos melhores do estilo gangsta brasileiro, Bem Vindos Ao Inferno é só uma mostra do que os caras fizeram. Outra do Menteaberta, agora pegando a onda de misturar rock/rap inspirados pela tabelinha Anthrax e Public Enemy, fizemos a Rebeldia.

Esse de um grupo carioca pouco divulgado, o Esquadrão Zona Norte, os caras eram bons na levada, se liga na paulada que é a música Clã dos Magos da Norte. Na sequência, Edi Rock com sua voz grave, manda muito bem com a participação de SNJ em Não Seja Mais Um Pilantra. O grupo Blacks N’ The Hood era da zona leste de SP, bons rappers e mandam nessa letra um assunto corriqueiro, quem nunca passou por isso, sua mina perguntando: Aonde Você Vai?.

Outra pancada, agora do De Menos Crime, o clip dessa música (Policiais) na época rolou no Yo MTV Raps. Armagedon do grupo de mesmo nome, acho que eles são do ABC paulista, não fizeram muito sucesso de mídia, mas qual rapper sério quer o sucesso banal? O importante era ser reconhecido por quem realmente nos entendia e dava valor.

Ipi Yei da rapaziada do Da Guedes diretamente do Rio Grande do Sul, conheci eles num salão próximo a Praça Roosevelt (acho que se chamava Cais...sei lá) e ganhei a fita K7 que tinha essa música. Piveti quando lançou seu solo, veio todo cheio de gás e de umas gírias e levadas próprias, Mente Forte foi uma delas, muito bem produzida.

O MRN apareceu primeiro na coletânea Consciência Black vol. 2 e lançou seu trampo solo também, o rap Noite de Insônia sampler da maravilhosa I Think My Heart Is Telling de Evelyn Champgne rolou nas programações das rádios. E pra fechar, dois raps de um dos caras mais fodas do hip hop brasileiro e que infelizmente se foi de forma violenta, o Sabota ou Sabotage. Pra ele o Rap é Compromisso, tinha um dos flows/levadas mais criativas e suas rimas eram rápidas e malandras, que esteja em Um Bom Lugar.

Clique na capa, é nóis no MP3




http://www39.zippyshare.com/v/64914573/file.html


Nenhum comentário: