quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Solta o balanço do Pavão de Jorge



Jorge Duílio Lima Meneses, nasceu em 22 de Março de  1945 em Madureira,  Rio de Janeiro. Jorge Ben que virou depois Jorge Ben Jor. Dizem que a mudança de nome foi por motivos financeiros, já que algumas arrecadações de direitos autorais estavam indo para George Benson. Se é boato ou não o Jorge, brasileiro, cantor, compositor, flamenguista é um dos maiores swingueiros da música. Considerado inovador e o pai dessa batida no violão que costumam chamar de suingue, sambalanço, samba rock. E olha que na sua turma de juventude tinha alguns feras, (diga com quem andas que digo quem tu és?). Olha só alguns dos “carinhas” que ele se encontrava: Sebastião “Tim” Maia, Erasmo “Tremendão” Carlos e “Roberto Carlos” Braga. Também conhecida por Turma da Tijuca, se reunia nas ruas Haddock Lobo e na Rua Matoso. Jorge Ben nessa época era conhecido como Babulina em virtude do rockabilly Bop-a-Lina de Ronnie Self. Apaixonado por futebol chegou a atuar no juvenil do Flamengo. 


A primeira gravação foi em 1969 com um compacto que tinha de um lado Mas que Nada e no outro, Por Causa de Você Menina. Nesse mesmo ano lançaram o seu primeiro LP solo, Samba Esquema Novo, com acompanhamento do grupo de sambajazz Meirelles e Copa Cinco e a música Mas Que Nada estourou de vez. 


Dos 35 trabalhos lançados o destaque do blog dimiliduques é o Solta o Pavão de 1975. Um disco muito bom mesmo. A banda de acompanhamento é a Admiral Jorge V e um dos primeiros em que Jorge Ben empunha a guitarra. Esse disco em minha opinião só fica atrás, e por pouco, do Tábua de Esmeralda. A verdade parece meio que uma continuação, pois a inspiração estava no ar e o Tábua havia sido lançado no ano anterior. Até as capas lisérgicas de ambos são irmãs, as duas tem uns personagens parecidos com santos, bruxos, alquimistas. No disco as levadas, arranjos arrojados,  letras psicodélicas  e viajantes estão lá. Pode deixar tocar de ponta a ponta. 

Como não gostar das músicas:  Zagueiro, Se Segura Malandro, Jesualda, Dumingaz, Para Ouvir no Radio e Velhos, Flores,  Criancinhas e Cachorros? Mas pra falar verdade é tudo paulada, ia me esquecendo tem também a Cuidado Com o Bulldog, O Rei Chegou Viva o Rei, Jorge da Capadócia, Luz Polarizada...


Olha a ficha técnica do bagulho:



Estúdio: Phonogram

Jorge Ben: Voz, Guitarra e Violão

João Roberto Vandaluz: Piano

Dadi Carvalho: Baixo

Gustavo Schroeter: Bateria

Joãozinho Pereira: Percussão

Direção de Produção e Estúdio: Paulinho Tapajós

Técnicos de Gravação: João Moreira, Luiz Cláudio e Luigi Hoffer

Técnico de Mixagem: Luigi Hoffer 
Auxiliares de Gravação: Paulo "Chocolate" Sérgio e Zé Guilherme


Clique na capa e voe!


http://minhateca.com.br/fiaminha/Discografia+Jorge+Ben+Jor/Jorge+Ben+Jor+-+Solta+O+Pav*c3*a3o+%281975%29+BY+Uploud+Edilson+Bunitao,64106107.rar%28archive%29 


Nenhum comentário: