domingo, 16 de outubro de 2016

Repost: Derek B , esse é bala na agulha


Bullet From a Gun, hoje numa tradução mais ao pé da letra seria: Bala na agulha. Esse era o título do primeiro álbum do rapper britânico Derek B. 

Derek Boland nasceu em 15 de Janeiro de 1965 em Londres, começou a carreira aos 15 anos como DJ e chegou a comandar programas em rádios piratas até ter a sua própria estação.  Foi um dos primeiros artistas ingleses no estilo hip hop a ficar no TOP 20 das paradas do Reino Unido. E também um dos primeiros rappers a se apresentar no programa da rede BBC; Top of the Pops. Trabalhou depois como produtor, atuando com gente importante do mundo hip hop, como Eric B e Rakim. 

Era dificil um rapper britânico conseguir seu espaço se mantendo no país de origem, mas Derik foi exceção. Outros rappers de lá tiveram que atravessar para a américa e mostrar seu talento. É o caso de Slick Rick que fez historia no hip hop. Teve o Young MC mas ele veio ainda criança para a américa. Conheço pouco o rap da terra da rainha, mas poderia citar tambem dois que são bons o Tricky e o Roots Manuva.

Eis aqui no blog dimiliduques o LP de Derk B lançado em 1988 pelo selo Tuff City Records / Tuff Audio - aqui no Brasil pela gravadora Polygram/Mercury.

Ver a capa desse LP me trás muitas recordações boas, tem sabor de infância, gostinho de tubaína e pão com “mortandela”. Rolar esse vinil no 3 em 1 lá de casa era de lei. Lógico que a música mais tocada era Bullet From A Gun, que era sucesso nas rádios e bailes blacks de São Paulo.  Esse rap já começa arrebentando, com uma entrada bem criativa, sons de passos e uma voz sinistra tipo Darth Vader, em seguida vem as primeiras batidas do instrumental, um loop e a voz agressiva de Derek B.

Mas tinha outra que eu adorava também, era a Good Groove como o próprio nome diz, "grooveada". A faixa Sucess tinha todo um clima soturno, bem legal. Na Derek B's Got, samplers de James Brown dão o tom. Get Down também tinha lá sua beleza, citando a música dos Jackson's Five, I Want You Back. E até um sampler do famoso riff de guitarra do rock Smoke on The Water do Deep Purple rolou na faixa All City. Em Rock The Beat, outra daquelas guitarras funkeadas estilo JB's. E a minha preferida era Alright Now, mano que batida de ladrão e que instrumental louco, reparem no bongô dando toda a dinamica.. 

Derek, infelizmente faleceu no dia 15 de Novembro de 2009 aos 44 anos, vítima de um ataque cardíaco.

Agradecimentos e créditos do link para o blog http://hiphopraiz.blogspot.com


Mire e Clique na capa







Nenhum comentário: