domingo, 6 de abril de 2014

O radio em vinil



A Band FM surgiu em 1975 e tinha o nome de Rádio Bandeirantes FM, na época apenas reproduzindo as programações da AM. Somente em 1976 a independência chegou e ela pode bolar e por no ar seus programas baseadas no perfil MPB, Jazz, Rock e Soul. 

A partir de 1983 foi a que eu chamo da era áurea da Bandeirantes FM , quando começou a apostar na black music. Foi nesse período de década que deu o ar da graça programas como o Baile da Band, Charme dance, Som da Massa e o Black in Love tocando o melhor do funk, soul, samba, pagode, samba-rock  e rap.

Em 1990 a rádio muda de nome para Band FM e ainda mantém sua pegada black music.  Porém ano a ano o ibope para os programas blacks iam decaindo e aos poucos outros gêneros foram entrando. Até a saída definitiva das equipes que comandavam os programas de domingo em meados da metade da década de 90.
Não raro as emissoras do momento lançavam suas coletâneas, algumas eram simplesmente caça níqueis mesmo, outros faziam uma bela seleção e valia a pena comprar. Dentre esses vinis o blog dimiliduques destaca o da Bandeirantes FM 96,1 de São Paulo. A coletânea foi lançada pelo selo Epic em 1988. E tinha muitas baladas e raps, como por exemplo o grupo Jamm (esse com um hardmix da música You and Me) , LL Cool J, Surface, Midnight Star, 2 Live Crew e outros. 

Esses vinis eram mais comprados pelo povão mesmo, já que vendiam não só em lojas de discos, mas também no Carrefour, Mappin e afins. E as rádios que não eram bobas, tocavam exaustivamente  as músicas da coletânea na programação e faziam seu merchandising, dizendo que aquela você só encontrava no LP da Band Fm 96,1. Mas era um clima legal e outras coletâneas mais fizeram a cabeça da rapaziadinha da década de 80/90.


Não mexa no seu dial mas clique na capa!

http://www51.zippyshare.com/v//file.html
                                      
                                         



Nenhum comentário: