domingo, 20 de abril de 2014

O pagode poderia ser sempre assim

O pagode hoje fica por conta do  Sempre Assim, oriundos da zona sul de São Paulo formaram o grupo no início da década de 90. Seus componentes eram Berão no tantan, Bita no reco-reco, Zoreia no pandeiro, Branco no vocal e tamborim, Niltão no repique, Marquinhos Cachorrão no cavaco (que entrou no lugar do Jadir), Tinho violão de 6 e Teté no banjo e teclados. Uma curiosidade é que o Bita é pai do Teté, que por sua vez é irmão do Thiaguinho dos teclados integrante do Grupo Pixote.  O grupo teve como um dos seus maiores sucessos a música A Mais Linda das Flores (Rainha da Flora), que saiu na coletânea Sabor Brasil da rádio Transcontinental FM em 1992, pela gravadora Ritmo Quente/Kaskatas. Do LP solo a música que rolou bastante nas emissoras de rádio, foi a Sonho de Amar (Amor Insensato).  

O Grupo Sempre Assim lançou o álbum intitulado Lado Oposto em 1994, pela gravadora Ritmo Quente /Kaskata’s Records. Um daqueles trabalhos em que a sonoridade é peculiar do pagode dos anos 90. Teve arranjos e regência do músico Alceu Maia, que também tocou banjo e cavaco. Outros músicos participantes foram;  Teclados de Darcy de Paula, percussão de Trambique e Zizinho, bateria Paulo Bonfim, Violão de Claudio Jorge e baixo de Ivan Machado. Prova mais que verdadeira, músicos bons , trabalho bem feito. Os arranjos são simples, assim como a produção, mas o resultado de talento. Nas composições integrantes do próprio grupo somados a Salgadinho, Luizinho SP, Carica, Pelezinho, Paquera e outros. Várias músicas legais, que vão do swing, pagode e partido alto, como Mero Detalhe, Lado Oposto, Padecer de Um Poeta, Nonô e o Samba,  Me Abandonou ,Princesa,  Ternura de Quem Ama...

Um fato que chama a atenção é a capa do disco, a primeira vista meio caótica, mas tem algum fundamento. Primeiro eu considero essa capa como a mais gangsta do pagode.  Imaginem um grupo de pessoas e como cenário um desmanche de carros! E na contracapa os integrantes em cima de um monte de pedra para construção, aqui uma singela referência ao local de origem do grupo, Pedreira, periferia de São Paulo. Região essa que sempre colocou bons nomes no samba e pagode no cenário. São daqueles lados por exemplo, o Grupo Katinguelê, Grupo Tradsamba, Grupo Pixote, Mito, Papapaça, Grupo Sentimento de Posse, Grupo Puro Prazer, Douglas Sampa, Walmir Borges e o mais recente Estatuto do Samba. O grupo Sempre Assim se desfez  lá pelo final da década de 90, mas enquanto existiu, agitou as rodas de samba de São Paulo.


Clique na capa e não se assuste com chiados e pulos,  pois o áudio foi retirado do vinil






Nenhum comentário: