segunda-feira, 21 de abril de 2014

A fogueira não se apaga para a rainha do pagode, Eliana de Lima



A cantora paulista Eliana Maria de Lima nasceu em  19 de Setembro de 1961 no bairro do Tatuapé em São Paulo.  Começou sua carreira interpretando sambas enredo nas escolas paulistanas. Primeiramente frequentando a roda de samba da Cabeções da Vila Prudente pelos idos de 1979 e depois já no começo da década de 1980 como puxadora da escola de samba Príncipe Negro da Cidade Tiradentes.  Ela conseguiu se firmar no meio do carnaval de São Paulo e acabou passando por outras agremiações também como cantora de samba enredo. Eliana de Lima foi interprete, por exemplo, da Mocidade Alegre, Leandro de Itaquera, Nenê da Vila Matilde, Unidos do Peruche e outras.

 Seu primeiro disco solo foi lançado  no final de 1986 pela Gel/Continental e se chamou Fogueira de Não Se Apagar. E é esse o disco que blog dimiliduques coloca pra vocês. Não foi um disco de fato estrondoso, porque  realmente o sucesso veio com a gravação do álbum Fala de Amor de 1991 pelo selo JWC que tinha as músicas, Apenas Matriz e Desejo de Amar , a famosa “undererê”. Mas o “Fogueira” foi a estreia de Eliana de Lima como cantora solo, por isso vale o registro. 

Com produção de Jairo Pires e Totonho e arranjos de Ivan Paulo. O disco tem composições de Jorge Aragão, Talismã, Aldir Blanc, Mestre Lagrila e outros.  E o time de músicos também foi de respeito; Gordinho no surdo, Marçalzinho no ganzá, Pirulito no tamborim, Geraldo Bongô na tumbadora, Claumir Jorge no pandeiro, Ubirany no repique e Wilson das Neves na batera. E teve também três cavaquinhistas; Carlinhos do cavaco, Toninho e Neco. No violão, Rafael 7 cordas , no baixo, Aldo;  trombone de Roberto Marques;  flauta de Franklin;  teclados de Sergio Carvalho e a participação luxuosa no acordeon de Sivuca.  E o coral certeiro de Dinorah, Zenilda, Eurídice, Zélia, Silvia Nara, Stênio, Copacabana e Elson. 

Nas décadas de 80/90 Eliana de Lima foi figurinha carimbada nos programas de televisão e nas estações de rádio, com sua forte voz no pagode romântico. Ao lado de grandes sambistas como Alcione e Beth Carvalho, Eliana fincou seu nome. No início da década de 90 foi batizada como a Rainha do Pagode pelo programa Band Brasil. Foi indicada em 1995 ao Troféu Imprensa de melhor cantora e ao prêmio Sharp de música. Nos seus mais de 35 anos de carreira lançou 13 trabalhos solos, além de inúmeras participações em coletâneas. Tocou pelo Brasil afora e chegou a marca de mais de 2 milhões de discos vendidos em toda a carreira.  Eliana de Lima ainda mantém sua carreira de cantora e continua se apresentando nos palcos da vida.

http://www.4shared.com/rar/9UQfisOy/Eliana_de_Lima__1986__-_Foguei.html



                                        



Nenhum comentário: