quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Repost: Too Short, "Life Crazy" desde a década de 80



Tá ligado gíria? Então mano o bagulho é o seguinte.... começo  assim esse texto para falar que a gíria não é somente palavras que as vezes parecem fora de contexto. Elas as vezes contém um significado diferente dentro de um dialogo, tem também os sons, os tons, os “subtons”,  toda aquela malemolência ao falar, tá entendendo?. 

E se um rapper fez isso e bem , esse rapper foi o Too Short, interessante que mesmo  em inglês dava para perceber essa malandragem. Nascido em 28 de Abril de 1966 em South Central em Los Angeles, Todd Anthony Shaw foi criado em Oakland, Califórnia.  Começou a carreira em 1983 lançando um EP com cinco faixas junto com seu amigo de escola Freddie B. Fundou a gravadora Dangerous Music e por ela lançou um dos seus maiores êxitos musicais o Life Is.... Álbum esse que vendeu 2 milhões de cópias, o blog dimiliduques coloca para o público,  o LP de 1988, Too $hort...Life is (que depois foi prensado pela gravadora Jive/RCA). Esse é o seu segundo trabalho solo de estúdio (antes do primeiro solo, o Born To Mack de 1986, foram lançados três EP’s).

Too Short usava uma sonoridade peculiar nas gravações e se diferenciava dos outros rappers. O som de sua voz parecia dobrada e soava bem sinistra combinando com as bases G-Funk e efeitos graves de sintetizadores do músico T.Shaw e Al Eaton.  Os backing vocals de Janna Thomas e Jeannete Wright (essa já fez trabalhos com KC and Sunshine Band e Joss Stone) funcionavam e eram bem entrosados. Too Short produziu, mas teve a ajuda na co-produção de Al Eaton (que trabalhou com Ice T e Spice 1) e de T. Bohanon. 

Nas letras ele seguia a linha que depois viria a se chamar gangsta rap e assim como Ice T, teve como inspiração o escritor Iceberg Slim que falava da vida nos guetos da costa oeste e principalmente da noite com seus prostíbulos e cafetões. Mas em algumas letras Short  também mandou mensagens positivas contra o uso de drogas e as agruras da vida do crime. Conselhos esses que podemos levar como: Ouça  que eu digo e não faça o que eu faço. Já que em 2010 foi preso acusado de agredir três seguranças, depois que eles tentaram proibir a entrada de meninas menores de idade em seu camarim ( leia-se menores de 21 anos). E em Março de 2013 o veterano rapper foi novamente preso por dirigir alcoolizado, tentativa de fuga e porte ilegal de drogas, responde o processo em liberdade. 

Desse disco destaque para as clássicas Life is...Too Short e I Ain't Trippin. Mas tem vários petardos espalhados pelo disco, como a Rhymes cheia de scratchs, A Nobody Does It Better que a letra fala "sou o melhor rapper, sou da California". Na faixa Don't Fight Felling letra explícita que diz "Sim, você! Posso te fazer uma pergunta?,Você gosta de transar? Oh, você não quer que eu fale assim com você? Você gostaria de fazer amor..." com participação de Danger Zone e Rappin 4-Tay. A faixa Cusswords tem um clima sinistro e a City of Dope parece contrastar com um solo de guitarra mais alegre, mas a sisudez volta a dar o tom quando o sintetizador grave entra.    Too Short  já lançou 17 álbuns ao longo de sua carreira de mais de 30 anos e continua na ativa até hoje. 

Aproveite  a vida e clique no link


http://www12.zippyshare.com/v/iWmzPUKp/file.html





Nenhum comentário: