quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Melhores de 1997 ao vivo de verdade

Os Melhores do Ano de 1997, lá estava eu na Marginal Tietê, na famosa ADPM em São Paulo espremido entre milhares de pagantes (entre  2500 a 3000 pessoas). Curtindo a festa junto com meus amigos Ari Bazão, Agnaldo da 11, Nego Jorge e Lane. Estava tão lotado, mas tão lotado que dependendo onde você estava, para chegar ao banheiro você levava uns 15 minutos. Comprar uma cerveja ou refrigerante era outra tarefa árdua. A maioria esmagadora do publico era feminino, e as meninas estavam bem afoitas, tanto que elas mexiam, levei umas passadas de mão e quando olhava elas ficavam rindo.  Mas enfim mesmo com esses detalhes a festa foi boa, a qualidade do som era uma das que chamava mais atenção, muito bom. 

Os artistas realmente deram seu melhor, gravaram Ao Vivo de verdade, segundo informações não houve nesse primeiro, nenhuma correção no estúdio, a não ser o volume dos gritos do público. Pelé Problema o organizador era quem fazia a apresentação dos artistas que ganhavam um troféu, uma mistura de Oscar com troféu imprensa, aos melhores daquele ano de 97.  Não sei quais eram os critérios, mas provavelmente se baseavam nas paradas do rádio. Quando eu cheguei ao evento ainda estava vazio e o grupo Os Travessos se apresentava para esse pequeno público formado uma maioria pelos fã clubes, isso era umas 10:30 da noite. 

Um dos melhores shows daquela noite que me lembro foi o do grupo Soweto que cantou Negra Ângela com o Neguinho da Beija Flor. Nessa parte o microfone do Neguinho da Beija Flor falhou bem na hora que ele entrou, para dar boa noite, erro concertado rapidamente pela produção.  Meu amigo Ari Bazão passou mal quando o Soweto se apresentava e quase desmaiou, depois ficamos enchendo o saco dele dizendo que ele desmaiou por causa do Belo. Os artistas não faziam um  show completo, nem daria pela quantidade de convidados, mas alguns levaram umas três a cinco músicas para animar a galera. O Exaltasamba foi outro que tocou muito bem, junto com Reinaldo. Um detalhe que infelizmente não lembro com certeza é a respeito da banda que acompanhou os artistas. É que na hora nem me atentei a esse fato, tive a impressão que cada um levou a sua banda, mesmo com a dificuldade de montagem e equalização rápida. 

 Hoje talvez seria impensável pensar nesse formato, já que é mais fácil contratar um arranjador e músicos para fazer essa parte musical, ensaiar e na hora os artistas fazerem o combinado. Mas sentia certo clima de correria no palco de uma apresentação para outra, tanto que uma das apresentações mais confusas foi da Leci Brandão, Almir Guineto e Jovelina Pérola Negra. Com o Guineto suando e com uma toalha em mãos gesticulando nitidamente irritado em ter que voltar a gravação e mandando a percussão  do grupo Sampagode subir o ritmo. Mas são coisas normais em qualquer show, tanto que a gravação deles, mesmo tendo que repetir uma vez, ficou bem legal depois de arrumarem alguns detalhes lá na hora, repare o som do baixo do Pedrinho Sem Braço, coisa linda.  

O CD saiu em 1998 pela Indie Records com o título Os Melhores do Ano e foi distribuido pela Eldorado. O trabalho ficou muito além do esperado, muitos artistas se superaram e muitos estavam no seu auge, tais como grupo Sem Compromisso, Katinguelê, Exaltasamba, Sensação...enfim todos os participantes. E reunir nomes de peso como Zeca, Aragão, Almir, Leci, Beth, Alcione, Fundo de Quintal num mesmo show ao vivo? é tarefa pra poucos hoje em dia, nem sei voltará a ter um time assim numa mesma noite. Para encerrar lembro do Fundo de Quintal cantando Parabéns Pra Você só nas vozes e o público no compasso das palmas. Isso já era umas seis da manhã e parte do público já havia ido embora e outros dormiam nos cantos ou estavam exaustos sentados no chão. Essa imagem não sai da minha cabeça, enquanto eu ia deixando o local para ir ao fusca do Lane, para irmos embora extasiados.


Clique na capa sem problema







Nenhum comentário: