quarta-feira, 14 de maio de 2014

Sombrinha de São Vicente, o Montgomery do samba



Pintura na Tela é primeiro LP solo do músico, cantor e compositor Sombrinha. De nome diferente (Montgomery Ferreira Nunis) ele é paulista de São Vicente, nasceu em 30 de agosto de 1959. Não sei porque mas o nome de batismo dele, Montgomery me lembra nome de sargento americano. Mas se assim fosse sua trincheira era a roda de pagode, o fuzil o cavaco, morteiros de surdo e seu exército defenderia a bandeira do samba.  

Toca desde os 7 anos idade, vindo de uma família de músicos onde seu pai organizava rodas de choro em casa. Aos 14 anos ganhou do pai, um violão de 7 cordas e dedilhou/dedicou sua vida as cordas. Começou a carreira tocando nas casas noturnas da cidade de Santos com o grupo Nova Força e aos 18 anos gravou com Baden Powell e Originais do samba. Depois em 1978 foi para o Rio de Janeiro e sua carreira seguiu firme quando participou da fundação/formação do grupo Fundo de Quintal. No grupo ele começou tocando violão de 7 cordas e depois passou para o cavaquinho e vocais. Suas composições se fizeram presentes nos trabalhos do grupo e com outros interpretes. Em 1991 ele saiu do grupo Fundo de Quintal para se lançar solo, gravando pela RGE. E até o momento tem quatro álbuns solos gravados.

Uma das tabelinhas musicais mais interessantes do samba era escutar Arlindo Cruz e Sombrinha dividindo uma música no Fundo de Quintal. Tanto é que em 1996, eles fizeram uma dupla de sucesso, lançando cinco trabalhos juntos.

O blog dimiliquduques fala desse segundo trabalho solo de Sombrinha, com o título de Pintura na Tela, lançado em 1994 pela RGE. Tem arranjos de Ivan Paulo e um time de respeito na retaguarda. No cavaco Márcio Hulk Almeida, violão de 6 - Sombra, violão de 7 - Luizinho 7 cordas, banjo - Arlindo Cruz, baixo – Bororó, teclados - Lobão Ramos, bateria - Wilson das Neves, surdo – Gordinho, tantan - Mauro Braga, repique de mão, tamborins e ganzá – Marcelinho Moreira e pandeiro – Paulinho da Aba. Tem participação de Mestre Marçal e nas composições além do próprio Sombrinha que é letrista de mão cheia. Tem também composições de Sombra, Marquinho PQD, Jorge Aragão, Franco, Luiz Carlos da Vila, Arlindo Cruz, Adilson Victor e outros. 

Destaque para regravação de Pressentimento e Pintura Sem Arte (essa última  gravada por Alcione). Mas outras faixas também merecem destaque como Maçã do Amor, Marcas no Leito, Nas Águas do Prazer, Deserto de Magoa e assim vai... A capa para época era até legal, mas olhando hoje parece um retrato falado, mas enfim o título tinha a ver com o contexto. Agora uma coisa é certa falando em arte, as letras desse LP são verdadeiros poemas. 

Tire seu cavalo da sombra e clique na capa

http://www.4shared.com/rar/5O8CNqCjce/sombrinha_pintura_na_tela.html?


Nenhum comentário: