segunda-feira, 2 de junho de 2014

Um fino cristal do pagode

Tradsamba foi formado em 1990 na região da Pedreira, Zona Sul de São Paulo. Começaram a tocar pelos bares e a fazer amizade com outros músicos da região, mas seu local e público mais constante ficava no ABC paulista. Bom lembrar que no começo do pagode, na década de 90 os grupos se ajudavam mutuamente. Trocando e emprestando instrumentos, fazendo abertura de shows uns dos outros e sentando para compor.

O grupo Tradsamba era formado por Maurício (cavaco), Catatau (banjo), Ivan (percussão), Valtão (tantã),Valtinho (pandeiro), Serginho (reco), Paulinho (violão de 6 e 7 cordas) e Alex (contrabaixo) e  tinha seus componentes da mesma região e foi fácil angariar composições.
Para isso bastava dar um pulinho nos celeiros de compositores como: Vila Joaniza, Vila Missionária, Jd. Selma, Santa Amélia, Interlagos, Grajaú, Jd. Miriam, Jd. São Jorge, Avenida Sabará e adjacências. E você poderia encontrar Mito, Papacaça, Dal, Salgadinho, Jady, Niltão, Walmir Borges, Adilson Magrão, Rogerinho Paixão, Paquera, Juninho do Banjo, Paulinho da Cuíca, Emerson do Cavaco, Carlão 6  Cordas,  Douglas Sampa, Dorival Savioli, Wagner Silva, Tchelo Santos, Ferrugem, Futurinho, Vicente, Barriga, Fernando Nunes.

E se você andasse um pouquinho mais na sul poderia contar com Chapinha, Helinho, Naio Denay, Valtinho,Helder Celso, Sá de Souza, Coruja, Pelezinho, Billy SP, Mi do Virgínia, Pézão, Fi e outros. No disco além de alguns dos nomes citados acima, tem composições de Chiquinho dos Santos, Claudinho Oliveira,  Carica e Leandro Lehart.

O primeiro trabalho da rapaziada foi em 1993, na coletânea Sampa dá Samba com um faixa intitulada  Balanço do Trem. Eles chegaram a gravar em estúdio a música Bem no Íntimo mas não chegaram a aproveitar, já que o Grupo Katinguelê também iria gravá-la em seu álbum solo.

O trabalho solo saiu em 1995 pela gravadora independente Choppapo e tem o nome de Fino Cristal. Os arranjos foram de Adilson Victor e Lobão Ramos que também fez teclados. Alguns dos músicos convidados para a empreitada foram: Paulinho Bonfim na bateria, cavaquinho com Vicente Felisberto, tamborins Serginho, violão Carlinhos, banjo e violão de 7 cordas com Breno, violão de 7 cordas Paulinho e percussão geral Felipe D’Angola. Destaque para as músicas Fino Cristal, Coração Partido e Imenso Temporal. Um disco daqueles na simplicidade de sempre, mas sincero.

Siga a tradição do blog e clique na capa



Nenhum comentário: