quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Repost: Com o grupo Aparrô de Campinas o samba esparramou-se mais



O Grupo Aparrô foi formado no final dos anos 80 na cidade de Campinas-SP. Na época de ouro do pagode fizeram muitos shows na região e também em São Paulo. E junto com os grupos Tom Maior, Clave de Ases e Partido Alto formaram uma base sólida do samba campineiro. O ambiente propício fez com que o espaço fosse aberto em muitos locais e rolavam um pagode por exemplo na Billy Burger, Flor de Liz, Yes Brazil, Sambalá, Quiosque Taquaral, Neon e outros. 

O blog dimiliduques vai falar um pouco sobre o primeiro (e raro) disco do grupo Aparrô intitulado Suave que saiu em 1993 pela gravadora Colors Discos. Conta com as participações  de Mauro Diniz na dolente Sonho de Brincar (Adilson Gavião-J.Leão-R.Guimarães) e de Zeca Pagodinho no pesadíssimo pout porri de partido alto Pega o Lenço (Alcides Malandro Histórico)/ A Maré (Caetano)/ Nega Meu Consolo (Caetano)/ Quem Te Vê Assim, Risonha (Paulo da Portela)/ Chegou a Hora de Caminhar (Chico Santana).  Outros destaques para as faixas Inspiração do Poeta (Niva) , Estrela da Noite (J.Aragão-C.Colla),  Suave (Niva-Paulinho de Jesus) e Cacique em Poesia (Mauro Diniz-Gilberto de Andrade) essa última uma singela homenagem ao Fundo de Quintal. Os arranjos foram de Mauro Diniz. Os músicos participantes: Teclados: Lobão Ramos, Violão de 6: Mauro Diniz, Violão de 7: Jorge Simas, Contra-Baixo: Bororó Felipe, Cavaco: Vicente Felisberto, Banjo: Mauro Diniz, Bateria: Jorge Gomes, Pandeiro: Macalé, Tamborins: Marcelinho, Felipe D'Angola e Macalé, Cuíca e Xique-Xique: Felipe D'Angola.

O grupo Aparrô tinha um samba mais calcado no estilo carioca e de raiz, mas o estilo também sofria influências do swing e balanço. Nas musicas mais de raiz da pra se ouvir a utilização  do violão de sete cordas e repique de anel entre os instrumentos. O grupo ainda lançou o LP “Chic” pela gravadora Five Star/Chic Show em 1995.

Beto Carioca um dos fundadores do grupo Aparrô por muito tempo foi a referência no pagode da cidade em eventos até hoje comentados, como por exemplo os carnavais de Campinas, projeto “Resgatando o Samba”, o baile do Clube Semanal da Cultura Artística. Sem esquecer as festas no ginásio do Guarani e do Sacode Campinas que durante um bom tempo trouxe vários artistas renomados para o grande público.


Clique na capa e cubra-se suavemente


http://www.4shared.com/zip/_CTDgz1Nba/Aparr_-_1993_-_Album_Suave.html?



Nenhum comentário: