quarta-feira, 16 de julho de 2014

O ponto de encontro do pagode



O grupo Ponto de Encontro teve seu embrião no Grupo Miscigenação formado em 1986 no Bar do Beto no Boqueirão, baixada santista (foi em 1987 que mudaram de nome). E conforme a repercussão dos pagodes, eles subiam a serra para se apresentar em São Paulo. E por aqui fincaram sua raiz, se apresentando nas casas de shows; Sambaraylove, Bodega´s Bar, Brasileirinho, Clube House, Canoa Quebrada, Botecão/Balancê, Só Pra Contrariar, Bar Avenida, JB Sambar e outros. Locais esses que ficaram para a história e no imaginário do povo do samba e pagode na capital paulista.

Acompanharam como banda de apoio muitos artistas de renome, tais como Jovelina Pérola Negra, Pedrinho da Flor, Dona Ivone Lara, Reinaldo, Sombrinha, Jorge Aragão e outros. Naquela época de vacas magras nem sempre os artistas do Rio de Janeiro conseguiam grana para pagar hotel, avião e outras despesas para uma banda inteira, então o jeito era contratar e contar com o talento da rapaziada que já estava por aqui na noitada.

Um dos shows mais lotados que o grupo se apresentou foi no Palmeiras e tocaram no mesmo dia de ... Leandro e Leonardo. Mas fizeram outras apresentações marcantes como em 1989 na quadra da Rosas de Ouro com Biro do Cavaco e Almir Guineto, em 1990 na quadra da Mocidade Alegre com Jovelina e Zeca Pagodinho e em 1990 no Bodegas Bar com Fundo de Quintal.

A primeira chance de gravar surgiu em 1991 no LP Mistura Fina e seus convidados, aliás bem diferente um grupo lançar um disco e dar espaço chamando outro de convidado, é muito provável que a amizade entre os grupos e a influencia de Jorge Hamilton e Pelé pesou nessa decisão. No LP entraram as faixas Toque Divinal e Imagem, essa última cantada lindamente por Valtinho, fez um tremendo sucesso.

Em 1994 o grupo lançou seu trabalho solo pela gravadora Five Star/Chic Show. Um disco muito bem feito. Com composições de Ademir Fogaça, Lourenço, Leandro Lehart, Delcio Luiz, Chiquinho dos Santos (que naquela altura fazia parte do grupo) e outros.
Desse disco destaco as músicas Disfarce – uma dolente de primeira qualidade, Mais Que Um Beijo – que tem uma boa cadência e chama a atenção pelo início dissonante, Dona do Meu Amor – que tem um ritmo estilo na levada do agogô no refrão  e o partido alto Roda de Amigos.

Que eu me lembre de cabeça na formação do grupo teve além de Pelé Problema (percussão), Chiquinho dos Santos (cavaco) e Valtinho Tato (repique e vocal) também a presença de Kiko, Alemão (cavaco/banjo), Ronaldo Luiz, Silvinho (percussão), Gilson, Moreira (cavaco/bandolim), Benê (Tantã), Tikinho (violão de 6 e 7 cordas), Feijão (pandeiro), Kinho (bateria), Lê (contra baixo) e Serginho (teclados).

O grupo acabou se desfazendo, ainda lançaram de forma independente em 2002 o CD  “Tudo Novo...Contrariando a Regra” que teve pouca repercussão. Mas deixaram como herança um pagode bem feito e alegre, principalmente em suas memoráveis apresentações ao vivo no bar Sambarylove no bairro do Bixiga em São Paulo.


http://www.4shared.com/zip/2-T3L3q1ba/1994_-_Mais_Que_Um_Beijo.html




  

Nenhum comentário: