terça-feira, 1 de julho de 2014

Royce do Cavaco, do carnaval e do pagode

Royce Todoverto nascido em São Paulo em 1961 é mais conhecido como o cantor e cavaquinhista Royce do Cavaco. Desde cedo começou a se enveredar pelo lado da música e tocava com seus irmãos nas rodas de samba depois dos jogos de várzea da região norte da capital paulista. Nesse ambiente teve o primeiro contato com sambistas da escola de samba Mocidade Alegre, Rosas de Ouro e Águia de Ouro. Formou no final dos anos 70 com seus irmãos e amigos o grupo Balancê tocando em vários redutos do samba de São Paulo e participando de festivais.

Em 1982 ingressou na ala de compositores das  escolas de samba Águia de Ouro e Rosas de Ouro. Nesse mesmo ano, na Águia de Ouro, disputou e ganhou  com um samba enredo seu e de seus parceiros do Balancê. E na sequencia ele interpretou o samba junto com  Paulinho Madrugada na avenida. Já em 1983 estreava como interprete oficial da escola de samba Rosas de Ouro, onde ficou até 1994 e foi campeão nos anos de 1983,1984, 1990, 1991, 1992 e 1994.  Depois foi para a escola de samba X -9 Paulistana e lá ganhou os carnavais de 1997 e 2000. Royce angariou também vários prêmios como melhor interprete e ganhou o estandarte de ouro/prêmio nota 10 do jornal Diário de S. Paulo nos anos de 2006,2009,2011 e 2013. Além das citadas ele já teve passagens pelas escolas de samba Pérola Negra, Acadêmicos do Tatuapé, Morro da Casa Verde, Império da Casa Verde, Camisa 12, Unidos da Vila Alemã, Tom Maior e Nenê da Vila Matilde.

Paralelo ao mundo carnavalesco, Royce conseguiu firmar uma carreira solo. O cantor teve um dos seus melhores momentos na carreira em 1995, com o lançamento do CD Frente a Frente que estourou nas rádios de todo o país.

Mas sua primeira oportunidade artística foi em 1987 no 1º Festival  Manchete de Pagode e conseguiu o segundo lugar e o direito de gravar a faixa Nova Manhã , uma composição sua.
No ano seguinte já saia “Nova Manhã”, seu primeiro LP solo pela gravadora RGE, que postamos aqui para vocês. Desse disco destaque para as faixas Fora de Ocasião e Rosa de Ouro. Mas tem também as belíssimas Chegou a Sua Vez, Gorjear dos Passarinhos e Nova Manhã. A sonoridade é bem equilibrada e calcada mais no samba carioca, mas Royce conseguiu equilibrar isso com algumas composições suas e uma de Zeca da Casa Verde.

O disco foi produzido por Milton Manhães  e arranjado por dois feras, Maestro Ivan Paulo e Mauro Diniz. Só uma pequena explicação, mesmo que a maioria saiba, produtor é o cara que organiza e faz os contatos com os arranjadores, estúdios e que por sua vez dá o aval para a escolha dos músicos e das músicas. O diretor artístico acompanha a gravação mas sua parte é o projeto cultural ou seja os contatos para fotos, nome do CD, concepção da capa e outros aspectos ligados a arte e criação. Já o diretor executivo na maioria das vezes é o cara que esta injetando dinheiro no projeto , as vezes o próprio empresário do artista ou algum executivo da gravadora. Lembrando sempre que cada álbum e gravadora tem a sua maneira de trabalhar, e as decisões podem ser tomadas em conjunto ou podem ser subdividas em células como direção musical, marketing, figurinistas etc...

Mas voltemos ao disco Nova Manhã, no estúdio da Transamérica no RJ uma rapaziada de respeito na lista de músicos: Mauro Diniz no cavaco, Arlindo Cruz no banjo, Pedro Amorim no bandolim e violão tenor, Paulão violão de 6, Jorge Simas violão de 7, Lucas no contrabaixo, Chiquinho no acordeom, Evaldo Santos nos teclados, Bunn na flauta, Netinho clarinete e sax tenor, Zeca no trombone, Zeca da Cuíca, Jorge Gomes na batera, Gordinho no surdo, Bira Hawai pandeiro, Ubirany repique de mão, Marcos Alcides e Milton Manhães  nos complementos e até Dominguinhos do Estácio no coral. Nas composições além do próprio cantor, nomes como Sereno, Mauro Diniz, Zeca da Casa Verde, Arlindo Cruz, Marcos Diniz e outros mais. 

Royce tem nove discos gravados  e atualmente é puxador da escola de samba X-9 Paulistana, paralelamente faz seus shows solos pelo Brasil afora.






Nenhum comentário: