quarta-feira, 2 de julho de 2014

Whodini, amigos do rap



Na minha adolescência curti muito rap, primeiramente pelas ondas dos rádios, depois os amigos e bailes matinês. Entre os vários grupos que gostava hoje vou falar do Whodini. Dj Drew “Grandmaster Dee” Carter, John “Ecstasy” Fletcher (o do chapéu de estilo zorro) e Jalil Hutchins formaram o grupo em 1981. O nome é uma corruptela de Houdini , nome de um mágico húngaro que fez muito sucesso nos EUA e foi considerado um dos melhores ilusionistas da história. O nome do grupo foi dado pela gravadora já que eles não tinham um e  preparavam no primeiro álbum uma homenagem ao DJ nova-iorquino chamado Mr. Magic. 

Oriundos de NY/Brooklin-EUA esses três manos fizeram cabeça dos jovens aqui no Brasil também. Em 1983 lançaram seu primeiro álbum “Whodini”, em 1984 saiu Escape, 1986 Back is Black (do sucesso I’am a Ho), Open Sesame saiu em 1987, Bag a Trix em 1991 e o ultimo em 1996 chamado Six. 

Fizeram história no mundo do Hip Hop estadunidense e mundial, na época em que outros ótimos grupos bombavam, tais como Fat Boys, Run DMC, Grandmaster Flash e The Furious Five, Afrika Bambaata e outros. Assinaram no inicio de carreira com independente Jive Records sediada em Londres. O blog dimiliduques fala um pouco do segundo disco dos caras, Escape, lançado pela Jive Records em 1984. Tiveram a mão na produção do baixista Larry Smith considerado um dos papas da produção no rap ao lado de  Rick Rubin, Marley Marl, Dj Quik, Pete Rock, The Bomb Squad, Kool Herc e Dr Dre. Aqui fica bem explícito o uso de sintetizadores para criar sons. As faixas tem até uns sons robóticos como a Five Minutes of Funk e Freaks Come Out At Nite. Mas a faixa desse trabalho que, pelo menos Brasil, foi a mais tocada e dançada é a Friends, clássica dos bailes blacks. Falando nisso em 1988  eles fizeram show no Ginásio do Palmeiras e no Ginásio do Guarani em Campinas trazidos pela equipe Chic Show. Na época os ingressos antecipados podiam ser comprados nas lojas Mappin a Cz$ 500,00 (quinhentos cruzados!). (Veja aqui uma chamada no jornal sobre o show obs: pesquise a palavra Whodini).

Com uma linguagem urbana o grupo conquistou varios fãs onde passou, suas rimas falavam sobre o cotidiano das ruas e a realidade dos bairros negros. Chegou a viajar pelos EUA para fazer shows ao lado de LL Cool J , Fat Boys e RUN DMC. E o Whodini foi um dos pioneiros grupos de rappers americanos a excursionar pela Europa e Reino Unido. Em 1987 no disco Open Sesame o grupo começou a explorar as guitarras, assim como Beastie Boys e LL Cool J, se afastando um pouco de seu estilo inicial. O disco não vendeu e nem fez o sucesso que esperavam. O grupo ainda lançou mais dois álbuns em 1990 e 1996 mas sem a aclamação de antes. Pararam de gravar, mas são referências para MC’s do mundo inteiro, e influências para artista do calibre de NAS , Master P e Prodigy. São cultuados e relembrados até hoje nos programas que relatam a Old School rap. Foram homenageados em 2007 4º VH1 Hip Hop Honors. Escape é considerado um dos 100 melhores álbuns de rap da The Source Magazine.  

 "Pegue" aí na capa

   http://www42.zippyshare.com/v/60321344/file.html



Nenhum comentário: