sábado, 2 de agosto de 2014

Above The Law um gangsta bem produzido


O grupo de rap Above The Law (Acima da Lei) surgiu em 1989 na cidade californiana de Pomona, e depois  partiram para o leste de Los Angeles, EUA. O clima de rap gangsta estava no ar e artistas como NWA e Ice T tornavam-se cada vez mais conhecidos. Então os amigos Cold 187um (também chamado de Big Hutch), KMG the Illustrator, Go Mack e DJ Total K-Oss formaram um grupo nesse mesmo estilo. O som dos caras é uma mistura de funk dos anos 70 com participação instrumental de Big Hutch, já que o mesmo era músico e estudou jazz.  Nos samples pode-se ouvir coisas James Brown, Isaac Hayes, Quincy Jones, George Burton e outros. 

O primeiro trampo saiu pelo selo de Eazy-E, a Ruthless em 1990, foi co-produzido por Dr. Dre e A.T.L. & Laylaw. O álbum foi nomeado de Livin Like Hustlers (ou numa tradução livre: vivendo como putas). A temática das letras seguiu o roteiro da violência, sexo e foi bem recebido no circuito do gangsta rap. Desse álbum o maior êxito foi a faixa chamada Murder Rap, que tem uma sirene incessante de fundo dando um clima tenso pra música. Uma curiosidade é que essa faixa fez parte do game Grand Theft Auto – San Andreas, bastava sintonizar a radio Los Santos. A música também foi regravada em 2002 pelo grupo Insane Clow Posse. 

Mas o disco todo é uma pedrada, como as faixas Livin’ Like Hustlers, Another Execution e Last Song (essa com participação fortíssima dos vocais de Eazy-E, MC Ren e Dr. Dre).  O integrante Go Mack saiu do grupo logo depois  do primeiro lançamento e eles se tornaram um trio. Nesse formato eles ainda lançariam mais seis trampos, são eles: Black Mafia Life (Giant/Ruthless Records 1993), Uncle Sam’s Curse (Epic / Ruthless 1994), Time Will Reveal (Tommy Boy 1996), Legends (Tommy Boy 1998), Forever: Rich Thugs, Book One (Street Sound Records 1999) e Sex , Money e Music (Death Row 2009).  

No ano de 1999 o líder Big Hutch aka Cold 187um lançou paralelamente o seu solo intitulado Executive Decisions pela Street Solid Records. E um ano depois foi convidado pelo empresário Suge Knight a ser músico/produtor do seu selo, a Death Row Records. A gravadora se tornou a casa do grupo, mas já dava sinais de desgaste, culminando com o último trabalho e seu fim. Em 2012 foi anunciada a morte do integrante KMG, aparentemente por ataque do coração. Vale a pena escutar o Above The Law, é a raiz do gangsta rap em seu formato bem produzido e puro.


http://www8.zippyshare.com/v/56104060/file.html












Nenhum comentário: