sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Um sambista do balanço



Sergio Roberto Serafim, esse é o verdadeiro nome de Serginho Meriti, nascido justamente no bairro de São João do Meriti no Rio de Janeiro. Compositor de mão cheia e sambista na veia. Serginho começou muito jovem e já desde os sete anos de idade já mostrava seu lado musical nos primeiros acordes no violão de seu pai, Sr. Felisbino. Em 1976 a primeira oportunidade efetiva de gravar uma música de sua autoria. Foi no disco Olé do Partido Alto Samba,da  gravadora Tape Car. Foi pela indicação de Edson Menezes (autor do Deixem que diga que pensem que falem...). A faixa em questão foi Balanço do Mar uma parceria com Carlinhos PQD. 

Assim sua fama como bom compositor começou se espalhar, e uma das primeiras bandas a acolhe-lo foi o Copa 7, gravando Som do Copa nº 1 e nº 7. Quando no começo dos anos 80 conheceu o cantor paulistano Bebeto e esse entusiasmado com o balanço de Meriti gravou nada mais nada menos do que 11 composições dele num só disco (Batalha Maravilhosa - 1981).

Com o sucesso das musicas Meriti acabou sendo apresentado para Roberto Menescal e esse o levou para a gravadora Polygram. O contrato foi para três discos, Bons Momentos (1981), Vida Tão Bela Menina (1982) e Bem Natural (esse saiu em 1984 pelo selo Gema). 

Hoje Serginho Meriti é reconhecido e respeitado compositor, sendo a lista de artistas que já o gravaram enorme. Só para citar o sucesso Deixa a Vida Me Levar com Zeca Pagodinho, teve músicas gravadas por Jovelina Perola Negra, Fundo de Quintal, Roberto Ribeiro, Cidade Negra, Bezerra da Silva, Blitz, Elza Soares, Falcão do Rappa, Maria Rita, Beth Carvalho...e por aí vai.

O blog dimiliduques põe a disposição o primeiro solo do artista, intitulado Bons Momentos , gravadora Polydor. Logo de início vou deixar registrado que a linha melódica e o groove do contra baixo desse disco é  dos mais surpreendentes que já ouvi. Improviso, criatividade e técnica. O disco é de swingue/sambalanço, com uns metais certeiros. Os arranjos e regências foram de Evaldo Santos que também fez a guitarra e dividiu o violão ovation com Serginho Meriti. Na bateria tivemos Jurim, percussão Mosquito, teclados Julinho e Zé Roberto, trompetes Formiga, Dutra e Evaldo, sax tenor e flauta Carlinhos, sax alto e flauta Tenório, trombones Ed Maciel e Simões, no contra baixo Mosquito e os vocais do conjunto As Gatas.  Os participantes foram alguns componentes do conjunto Rancho no qual Meriti fazia parte e que de certa forma continuaram a acompanha-lo nos shows. 

Nas composições várias de Serginho Meriti e parcerias como por exemplo Bebeto, Carlinhos PQD, Luiz Comancher e Dhema. Um disco muito bom, ótimo balanço e musicalidade, traz referências de Black Rio a Jorge Ben.


http://www13.zippyshare.com/v/41101951/file.html





Nenhum comentário: