sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Uma dupla de sambistas de respeito

Uma dupla de respeito no samba nos anos 90 era a formada por Arlindo Cruz e Sombrinha. Compositores e sambistas de mão cheia a dupla fez parte do antológico grupo Fundo de Quintal.  Enquanto Sombrinha é paulista de São Vicente, Arlindo é carioca lá da Piedade. Banjo e cavaco, cavaco e banjo num encontro musical de fazer requebres febris nas mais recônditas rodas de samba. Sombrinha saiu do grupo Fundo de Quintal em 1991, já Arlindo Cruz saiu em 1993 os dois seguiram para uma carreira solo. Mas depois de uma apresentação no teatro João Campo, no Rio, aconteceu a  junção dessas duas cabeças do samba e assim lançaram o primeiro CD juntos em 1996.

A gravadora era a recém inaugurada Velas e o título um lindo samba de Serginho Meriti e Cacá, chamado Da Música. O trabalho, mesmo contando com pouca divulgação, vendeu perto de 80 mil cópias. Produção caprichada de Milton Manhães  com arranjos de Ivan Paulo. Doze faixas muito boas, como Pedras no Caminho, Filho do Quitandeiro, da Música, Silêncio no Olhar, Pintou Uma Lua Lá... Nas composições muitas parcerias da dupla com compositores de renome como Marquinhos PQD, Franco, Mario Sérgio, Acyr Marques, Beto S/ Braço e outros. A dupla ficou junta de 1996 a 2002 e nesse tempo gravaram cinco álbuns: Da Música (1996), Samba é a Nossa Cara (1997), Pra Ser Feliz (1998), Ao Vivo (2000) e Hoje Tem Samba (2002).


Eles se separaram no final de 2002, as explicações é que o afastamento foi amigável e calcado no trabalho, cada um queria ter seu espaço independente.  Outros dizem que a gota d’água foi o Pagode do Arlindo que acontecia as segundas feiras na Barra da Tijuca. Arlindo estava dando mais atenção ao seu pagode do que para a carreira com Sombrinha, que chateado, chegou a citar que nunca foi convidado para o pagode. Mas enfim fizeram e continuam fazendo história no samba e isso é o que importa, em tempo, atualmente os dois se falam  e voltaram a ser amigos pra vida e pra música.


clique na capa e "que bom termos nos encontrado..."



Nenhum comentário: