quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Potna Deuce, deu tilt na cabeça do rap americano



Fazia um tempinho já que não falava sobre rap e quando encontrei esse trampo na net não resisti. Vamos voltar um pouco a 1994, ano em que o estilo gangsta rap era o peso pesado em questão. O grupo Potna Deuce foi formado por volta de 1990 e é oriundo de Vallejo cidade da Califórnia – EUA.  Tinha como membros RTR- Rube The Rascal, DH Part, Chezqui e o mais promissor deles R-Beesh ou Baby Bash que também era membro do grupo Velvet Latino.

O grupo gravou uma fita demo em 1993 chamada Sit Back and Relax , na época era uma dupla com Young Rube e R.Beesh. Mas foi em 1994 com Welcome To Da Tilt que as coisas começaram a virar. E é esse disco que dimiliduques deixa pra vocês curtirem. Saiu pela gravadora Profile Records com produção de Johnny Z (John Zunino) que era integrante do grupo de chicano rap N2DEEP.

O disco é pesadão, gangsta de primeira, foram também um dos bons grupos no estilo que se chamou mob ou rap Bay Area. Com bases funk , linhas de baixo latejantes e abuso de teclados  (tal qual os rappers Too $hort e B-Legit). Aliás o disco mistura alguns raps lentos com outros de mais pegada, marca registrada daquele estado que também teve como representantes o E-40, Young Cellski, o coletivo Hieroglyphics, Spice 1, Mac Dre, Del Tha Funky Homosapien, Souls Of Mischief, Digital Underground e outros.

Do disco dá para se destacar várias faixas, como uma das mais famosas de refrão grudento e que teve um clip em preto e branco, chamada  Dat’s My Potna. A  faixa  título (Welcome To da Tilt) tem um ar estilo GTA (aliás o disco te leva para essa atmosfera noventista). Funky Benvehoir é boa, Can U Dig It? também, Cool Thang tem um sample familiar do grupo Champaign's da música I'm on Fire. E tem ainda a Poppa Gotta Bran New Freak que lembra as bases do House of Pain. Escute Feel Da Pressure com um dos vocais roucos e pegada que aqui em São Paulo chamávamos de "bate cabeça". E a faixa Fiasco que tem um sample de violão bem melódico e dá um efeito pop ao mesmo tempo dançante....enfim o disco é bala!

Dizem que esse primeiro trabalho foi uma tentativa de fazer um som regional misturado com rap West Coast e R&B para conquistar o país inteiro (e teve sua porção de fãs pelo mundo afora). A performance “rimática” dos manos nos microfones era polissílaba e interligada.  O grupo ainda lançou em 1996 o CD Heron Soup pela gravadora independente High Powered. Em 2005 pela Tight Entertainment  lançaram o Tha Uncut Heron Goop Soup , era o trampo de 96 com outra roupagem, adição de mais músicas e participações especiais como Spice 1, Coolio, B-Legit, Mac Dre, Lil Ric e Seal T. Apesar da participação de Baby Bash , nessa época o grupo era formado somente por  RTR- Rube The Rascal e DH Part. É isso, rap diferente, raiz do bate cabeça, escola underground e decente. 

Clique na capa e vai!

http://www45.zippyshare.com/v/27708873/file.html


Nenhum comentário: