quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Grupo Sentimento de Posse, pagode e dos bons



A região da Pedreira, Santo Amaro, na Zona Sul  de São Paulo sempre foi fértil para grupos de pagode, nasceram lá por exemplo os Grupos: Katinguelê, Pixote, Puro Prazer, Tradsamba, Estatuto do Samba, Sempre Assim, Começo de Conversa, Chora Menino (esses dois últimos da região do Grajaú/Cidade Ademar)...  Mas muito mais pessoas formaram bons grupos, digamos que times de futebol de várzea e grupos de pagode,  toda rua, todo bairro tinha seu representante. No pagode vou citar alguns que eu vi tocar na região: Grupo Nascer do Sol, Eterna Aliança, Cultural Samba, Razão de Ser, Coisa de Pele, Meninos do Samba, Sonora, Samba Primazia, Malásia, Sambalanço Jr., Eterna Morada, Os Máscaras, Sorrindo Assim, Só Querer, Simplicidade do Samba, Dengo Moleque, Determinada Paixão, Eterno Amor, Mistura de Cor, Puro Desejo, Cultura Popular, Mandinga, Só Prazer, Vereda Tropical, Luz e Poesia, Poema de Lis, Tche Samba, Doce Poesia, Volta Por Cima, Força do Pagode e muitos outros que, infelizmente, agora me fogem da memória.

Mas hoje vamos falar de um ótimo grupo que agitou nos anos 90. O grupo Sentimento de Posse, foi um dos precursores e na sua importância influenciou toda uma geração de pagodeiros/sambistas na região. Foi fundado em 1990 e seu nome vem do título de uma música que fez muito sucesso na voz do grupo Pirraça. Tinha componentes da Vila Guacuri, Pq. Dorotéia, Jd. Sta Terezinha, Jd. São Jorge e outros bairros adjacentes. Só um detalhe,  impossível falar do grupo sem citar outro também talentoso, que era o Grupo Aquela Imagem, fundado em 1986. Os integrantes eram muito próximos e amigos (Lelo, Dudu, Jerry, Coloral, Miguel, Mauricio e Cirilo), alguns tocaram em ambas formações. O Aquela Imagem na década de 90, também gravou duas faixas em coletâneas, nos festivais do Barracão de Zinco e Só Pra Contrariar.

 A estreia em gravação do Sentimento de Posse foi em 1992 no 1º Festival  de Pagode do Só Pra Contrariar. A gravadora era a JWC e a música Louca Por Mim (Salgadinho/Dal/Juninho).  Em 1994 gravaram na coletânea Choppapo volume 2 a música Toda Minha Raiz (Jady).

Depois disso o grupo foi ocupando o espaço merecido e tocando  em várias casas de samba como Casa Blanca, Sambarylove , JB Sambar, Consulado da Cerveja, Patusco, Caipilona, Babilônia, Viva Brasil, Barbaréu, entre outras.

E perseguiram o sonho de gravar um solo. Depois de mudanças na formação, o que é natural em qualquer grupo, conseguiram arregimentar um repertório. E entraram em estúdio (Estúdio 43), para as gravações em meados de 1998 do álbum, que segundo Paulinho do Cavaco, se chamaria Tudo Azul de Novo. Nos arranjos tinham o apoio de Luiz Menino que tinha forte ligação com o grupo Negritude Jr. Os músicos participantes foram: Walmir Borges (contra-baixo  e violão), Caixote (teclado), Barba (surdo), Edu Peixe (batera), Lua (violão) entre outros. Composições dos componentes do grupo juntaram-se a nomes como Mito, Edu, André Renato, Sereno, Luiz Menino, Helder Celso e muito mais.  Tiveram ainda a participação especial de Péricles na música 100% Mais Você (Dodô Monteiro/Walmir Borges) e do cantor  Matogrosso (que fez dupla com Mathias) na regravação da belíssima De Igual Pra Igual (Roberta Miranda/Matogrosso). Mas como nem tudo é fácil no mundo do samba o disco acabou não saindo, e é uma pena, pois é muito bem produzido e tinha potencial comercial. 

O grupo teve em sua primeira formação Betão (repique), Paulinho (cavaco), Evandro (reco e voz), Alex (pandeiro), Curumin (in memorian – tantã), Alex do Banjo e Cói (rebolo). Mas fizeram parte também, Dudu (in memorian - pandeiro) , Carlão 6 Cordas (violão), Naio Denay (violão), Jerry (voz – tantanzinho), Juninho Futurinho (banjo e voz) entre outros. Essa pérola para não ficar restrita apenas aos amigos e admiradores do grupo , o blog dimiliduques recebeu o aval para colocar o trabalho gravado a disposição. Garanto que não vão se arrepender, um pagode romântico misturado com alto astral e alegria.

Clique na imagem abaixo para baixar


http://www.4shared.com/rar/wHRRvELK/Grupo_Sentimento_de_Posse_by_t.html


Nenhum comentário: