terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Gamação e sua emoção de amar

O Grupo Gamação foi formado em 1990 na Zona Norte de São Paulo, nos bairros da Casa Verde e Peruche. No começo a galera tocava mais no bairro, começaram a ter uma legião de fãs e admiradores. Como primeiro desafio, participaram do Festival Interestadual de Pagode da escola de samba Camisa Verde e Branco. Ficaram em segundo lugar com o swing Te Amo Princesa (que foi gravado depois pelo grupo Negritude Jr.). Com isso as portas foram se abrindo para palcos mais conceituados no pagode paulista como Sambarylove, Mania da Gente, Bierplatz, Mistura Brasileira e outros. A rapaziada era bem entrosada musicalmente e tinha os proeminentes Ademir Fogaça (cavaquinhista e compositor ) e o ótimo timbre do vocalista Alexandre Alê (falecido em 2004 vítima da violência).

O primeiro LP saiu em 1993 com o título de Emoção de Amar pela gravadora Zimbabwe. Os arranjos foram de Prateado e Maestro Jobam que fizeram um disco muito bem feito, swingado e romântico. Podemos destacar os sucessos Grão Sabor (Ademir Fogaça/Leandro Lehart) , Emoção de Amar (Dodo/Marcelino)  e Percepção (Fogaça/Lehart). Mas outras faixas eram muito boas como Tá na Cara (Prateado/Luizinho) que esta mais para uma MPB do que pagode, o swing Louco Para Amar (Dhema), a bela melodia/letra de Romance Mais Bonito (Carica/Prateado) e o samba Coisas do Passado (Cleber Augusto) que depois o grupo Fundo de Quintal regravou no CD Batucada dos Nossos Tantãs.  Enfim foi sucesso nas rádios e o grupo ganhou o seu espaço na mídia, principalmente no segmento do pagode. Na época a formação era Ademir Fogaça (vocal e cavaco), Rogerinho (repique), Chinês (tantanzinho), Alê (vocal e violão), Emerson (baixo e vocal), Reginaldo (reco), Wagner (tantan) e Claudinho (pandeiro).

Depois disso o grupo teve um problema interno que culminou com uma disputa de marcas e patentes. O nome Gamação  havia ficado com os integrantes Wagner e Reginaldo que saíram do grupo. O que restou do grupo mudou por um tempo o nome para Grupo Emoção , chegando a gravar em 1995 o obscuro CD intitulado Shopping, que saiu pela própria Zimbabwe Records. Tempos depois esse entrevero se desfez e conseguiram o nome novamente, já que tinham caído na graça do povo com o primeiro LP. O grupo teve algumas modificações na formação (a mais expressiva foi a entrada do vocalista Waguinho em 2001) e ainda se reúne esporadicamente para apresentações. Mas um dos principais integrantes, Ademir Fogaça, já acenou para uma carreira solo. Eles ainda gravaram mais quatro álbuns: Gamação (Universal/1997), Bilhetes Amorosos (Universal/1999), Vai Nessa (Abril Music/2001) e Gamação ao Vivo (RE/2004).


Clique na capa no Link cedido pelo amigo Robson Sá da comunidade Bandeira do Samba





Nenhum comentário: