terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Num passado não tão distante, o futurismo do rap brasileiro

O grupo SP Funk foi formado em 1992, no começo os caras faziam um som com banda e o VJ Primo Preto fazia parte do grupo. Depois em 1993 veio a nova formação com o DJ Q.A.P. , Tio Fresh (que era DJ e integrante do MRN), Maionese e Bomba. Falando em bomba o primeiro Cd dos caras é o que podemos chamar de explosão sonora, embaçado!  Rimas e levadas diferentes das que estavam rolando e um estilo bem inspirado no underground rap norte americano como Def Squad, Wu Tang Clan e EPMD.  Eles batizaram o estilo como canibal,  depois foi conhecido como bate cabeça e rap futurista.  Os caras são um dos representantes da banca Academia Brasileira de Rimas de freestyle. Também caminharam lado a lado com Sabotage, Thaíde, Max B.O., RZO, Záfrica Brasil, Potencial 3, SNJ , Kamal, Doctors Mc’s, Org. Xiita, Jazz Crew e outros.


A primeira gravação do grupo foi em 1997 com Fúria de Titãs que saiu na coletânea Rima Forte do selo Brava Gente/Trama pelo DJ Hum. A estreia em um trabalho solo do grupo foi em 2001 com CD O Lado B do Hip Hop, também no selo Brava Gente pela gravadora Trama (era para sair na gravadora Velas mas...). Na produção além de Bomba teve também as mãos do mestre DJ Hum.    E é esse trampo que blog dimiliduques traz para vocês. 

O estilo já começa pela foto da capa, num prédio e um ar meio sombrio, o cenário e as cores esverdeadas lembraram o game Metal Gear, (caprichei na viagem). Aliás “Viaje” é uma das faixas que destaco, juntamente com Fúria de Titãs, Por Onde For, 4 Cavaleiros, Fora de Foco, Falsidade no Jogo, Cuidado e a ótima Enxame (essa última com participações de Sabotage e RZO). Nessa música tem a contraditória construção “é tipo formiga é o enxame é a zica” que deu um charme a mais e fiquei com a impressão da influência de Killer Bee do Wu Tang Clan.   

Nas letras choque de realidade, críticas a mídia e pitadas de humor com referências na cultura pop (Wando, Ultraman, Vira-lata, supercine, vitasay, alcatraz, olho de tandera, Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado, cascão, Mappin, Bob Marley, Zé Bonitinho, Charles Bronson, muralha da China, Adolfo Hitler, Sansão...). A base de Viaje é um loop da música Se Eu Pudesse Voltar no Tempo de Roberto Carlos.  Mas o álbum todo é da hora, com as levadas loucas e as bases inspiradas (ou vice e versa).  O segundo trampo Tá Pra Nóiz saiu em 2006 de maneira independente (Unimar Music/Bloco B Discos). 




Nenhum comentário: