sexta-feira, 13 de março de 2015

Negritude e seu jeito de seduzir



Hoje o blog dimiliduques coloca a disposição o primeiro LP solo do Grupo Negritude Jr. (um pouco mais sobre o grupo aqui). Esse disco foi um divisor de águas para o Negritude, pois se impôs e foi um sucesso. Os arranjos de Maestro Jobam, mesmo simples para atualidade, na época foram muito bem feitos. Aliás o disco pode até soar datado, mas trás consigo aquele gosto de nostalgia e criatividade. Na época , 1992, a Zimbabwe acertou em cheio em apostar nos garotos (aliás a gravadora acertou com Pixote, Sem Compromisso, JB Samba, Matéria Prima, Malícia e muitos outros). Como não tirar o chapéu para canções como Amor a Vera e sua introdução do luxuoso trombone de Bocato ou Jeito de Seduzir e o arranjo de voz e violão bem tocado no início. Tem também a regravação de Algo de Valor ou a saudosa Triste Andança em que a letra , segundo alguns,  fala da mãe de Netinho. 

Um disco que dava também uma mostra da inovação que o Negritude sempre apregoou na mistura com samba/salsa/afoxé com percussão, cavaco, guitarras, teclados, bateria. Tanto que era um dos poucos grupos em que não se contratava banda, pois seu componentes já faziam esse papel (Fabinho batera, Nenê no baixo, Chambourcy nos teclados e Lino no sax). O grupo também se preocupava com o figurino, e as roupas com cortes iguais, lantejoulas, brilhos se juntavam a alegria e presença de palco da rapaziada.  Um pouco mais sobre o grupo nesse link (aqui).

Outra história interessante é que o agora famoso Chambinho do Acordeon tem esse apelido justamente por causa do Chambourcy. Explico, na época ele tocava teclados num grupo de pagode chamado Dengo Moleque na zona sul de São Paulo e os amigos para compará-lo, com uma pitada de zoeira, ao Chambourcy o chamavam de Chambinho (ambos os apelidos oriundos dos iogurtes Nestlé...rs). 

Nas músicas composições de Netinho, Nenê, Marcio, Minho, Délcio Luiz, carica, Prateado Ademir, Nardão, Wagninho etc. Curiosidades: Na contracapa os nomes dos compositores estão completos, por exemplo:  Délcio Luiz esta como Délcio L. da Silva e Nene e Wagninho ficaram como Webster R. Belchior e Wagner S. Antonio.  E o rótulo do LP trás de um lado a relação das musicas dos lados A e B e no outro uma foto dos componentes. Outro destaque é a abertura do estúdio para os músicos do próprio grupo mostrar seu talento na gravação. 

Os músicos convidados foram: Mario Testoni (teclados), Biro do Cavaco (banjo e cavaco), Fabio Canela (baixo), Wagninho (cavaco), Toca Martins (bateria), Pique Riverte (sax alto), Lino (sax alto), Evaldo Augusto (flauta), Jorge Azevedo “Brucutu” (congas),Claudinho (surdo, pandeiro e tantan), Wagninho (tantan), Freddy (tantan,tamborim e ganzá), Carlinhos Gonzalçes (tamborim/ganzá), Netinho (vocal e repique de mão), Moquita (pandeiro), Ary (pandeiro), Feijão (efeitos de percussão), Breno (violão), Jobam (violão), Nenê (violão), Marcelo F. da Silva (guitarra solo), Bocato (trombone), Rubens Heredia (gaita) e Yara (coral). 

Clique na capa negritudiando


http://minhateca.com.br/celo.sc/Pagode+e+Samba/Grupo+Negritude+1992+-+Jeito+de+Seduzir,365450179.rar(archive)

Nenhum comentário: