segunda-feira, 2 de março de 2015

O cacique metalizado e batucado de Dirceu Leite



Hoje vamos falar de Dirceu Leitte, um nome que para quem está inserido no mundo da música instrumental e do samba já deve ter ouvido falar e muito. Em várias fichas técnicas ele e seus instrumentos de sopros estão presentes.  Dirceu é um multi-instrumentista, que domina flautim , clarone e vários tipos de flautas, clarinetes e saxofones. Lembro por exemplo de seu nome ser uma constante nos discos de pagode dos anos 90, principalmente do grupo Exaltasamba e de vez em quando em shows ao vivo. Mas Dirceu Leite gravou com muita gente do samba e MPB tais como, Martinho da Vila, Rita Lee, Chico Buarque, Zeca Pagodinho, Caetano Veloso, Milton Nascimento, Paulinho da Viola e outros. 

Oriundo do Rio de Janeiro-RJ é sem duvida um dos mestres na sua área e em plena atividade. O blog dimiliduques tem o prazer de por a disposição o CD lançado pela Universal Music em 2009, intitulado Cacique Instrumental. Aqui ele põe toda sua musicalidade para dar mais vida as composições dos frequentadores do reduto do samba, Cacique de Ramos. Músicas de compositores como Arlindo Cruz, Luiz Carlos da Vila, Jorge Aragão, Sombrinha, Sombra, Acyr Marques, Franco, Almir Guineto, Zeca Pagodinho e outros mais. É muito prazeroso ouvir as faixas do CD, dá vontade de cantar, acalma a alma e o mais interessante é que são melodias palpáveis, de pura sensibilidade.  Por exemplo, tem músicas como Lucidez, Coisa de Pele, Além da Razão, Conselho, Doce Refúgio e por aí vai.

Participaram da gravação além do próprio Dirceu Leite (arranjos, sax alto/tenor/soprano, flauta, clarinete, flauta G, flauta C),  Ivan Paulo (arranjos), Carlinhos 7 Cordas (arranjos e violão 6/7), Beloba (percussão), Gordinho (surdo), Marcelo Pizzoti (repique de mão/anel), Marcio Hulk (cavaco), Esguleba (tamborim), Paulinho da Aba (pandeiro), Zero Telles (efeitos percussão), Marcio Vanderlei  (banjo), participações especiais; Hamilton de Holanda (bandolim), Carlos Malta (flauta), Sombrinha (violão de 7 cordas), Vittor Santos (trombone), Chico Chagas (acordeom), Ovídio (cuíca), Ubirany (caixeta), Mauro Diniz (cavaquinho), Rildo Hora (gaita harmônica) e Luiz Carlos da Vila (vocalize)

Dirceu Leite também foi fundador do conjunto Choro Só em 1982. Em 1993 fez parte do conjunto Coreto Urbano juntamente com Carlos Malta. Dirceu Leite lançou seu primeiro trabalho solo em 1995, chamado Leitte de Côco, pela Caju Music. Uma curiosidade é que ele além de fazer trilhas para novelas, também participou ativamente de algumas, a exemplo da "O direito de amar", na Rede Globo, e "Amazônia", na TV Manchete, como ator e músico.  Cacique Instrumental é uma obra prima musical, que não desliza totalmente para erudito, ficando mais no popular. É fácil degustação instrumental, mas com um toque sofisticado.
Mais informações sobre o músico aqui http://www.zapmusico.com.br/musico.php?idc=2190

Clique e toque na capa para baixar


  http://www.mediafire.com/download/m8qd532yi0vj39i/Dirceu_Leite_-_Cacique_instrumental_2009_tchelo.rar



Nenhum comentário: