quinta-feira, 24 de setembro de 2015

A dignidade é Leci

Fazia tempo que queria falar sobre Leci Brandão, pagodeira nata e compositora de mão cheia. Tive a oportunidade de tocar no mesmo dia em que ela tocou, e nos bastidores se mostrou uma pessoa amável, mas firme, pois já estavam atrasando sua apresentação e ela já explicou a real para o contratante. Mas correu tudo dentro do normal e a banda (Sampagode) representando como sempre e a Leci cantando bem e dominando o palco e o público.

Leci Brandão da Silva nasceu em 1944 e fez aniversário agora em 12 de setembro. É do bairro de Madureira mas foi criada em Vila Isabel. Lembro-me de ter visto algumas cenas da novela Chica da Silva na extinta Rede Manchete onde ela atuou como atriz. Porém foi no samba e no pagode que a artista me chamou a atenção. Não vou me estender muito sobre sua vida e carreira, pois na internet tem bastante coisa a seu respeito (aqui).

O blog dimiliduques coloca a disposição o LP Dignidade, lançado em 1987 pela gravadora Copacabana. Nesse disco tem o clássico Fogueira de Uma Paixão (Acyr Marques/Arlindo Cruz e Luiz Carlos da Vila), tão festejado e cantado nas rodas de samba por aí, posso afirmar que essa é uma das mais belas composições melódicas e poéticas do samba. Mas traz também outro samba bom parceria dela com Reinaldo o príncipe do pagode, é a Me Perdoa Poeta, que foi feito em cima de uma frase atribuída ao poeta Vinícius de Morais, onde dizia que São Paulo era o túmulo do samba (aqui). Outra que também foi destaque no disco é a singela Eu Só Quero Te Namorar (Leci Brandão) e uma outra que destaco por ser muito bonita é a Nova Manhã (Leci Brandão).  O repertório é bem legal, com uma característica que era própria da artista, como músicas com temas políticos e outras com dialetos africanas. Um exemplo é a faixa Talento de Verdade (Alceu Maia/Leci Brandão), que poderia se encaixar no movimento feminista. No disco tem também uma faixa de forrógode, a Sanfoneiro Bom (Jorge Silva do Recife, Petrúcio Amorim e Ronaldo Café).   Teve a produção de Alceu Maia que também trabalhou nos arranjos de algumas faixas. Gravado nos estúdios Transamérica e como o arranjador principal o Maestro Ivan Paulo.  


Leci Brandão tem uma ligação bem forte com os paulistas, já foi até tema de samba enredo pela  Acadêmicos do Tatuapé. Hoje divide sua vida como Deputada Estadual (PC do B) por São Paulo e defende a inclusão do samba nas politicas culturais do estado e também trabalha contra o racismo. Até 2013 ela havia lançado quatro compactos e 22 LP/Cds, sendo dois desses também lançados em DVD, e um DVD do programa Ensaio junto com Cartola. 

clique na capa e baixe um som de dignidade, digo qualidade...





Nenhum comentário: