terça-feira, 10 de novembro de 2015

Regravações volume 12

Estou ficando repetitivo? Veja que contexto contraditório! O tema é regravações, regravar=repetir. Que nó ! Mas vamos chegando ao volume 12, com muitas re-novidades e as velhas conhecidas. Tem um pagode que eu gosto muito que foi até tema de um casamento de um camarada, é a Desejo Demais que eu tomei conhecimento ao contrário, ou seja conheci a regravação antes da original. No caso a versão do grupo Toke Divinal e depois a linda versão do príncipe do pagode Reinaldo, que faz uma inspirada citação a Pronuncia no Olhar do grupo Só Preto Sem Preconceito.

Uma interessante é a música Me Alucina que achei em seis versões!, confesso que pequei, pois sempre escutei essa música na voz do mestre Candeia e nunca dei a devida atenção. Conhecia as ótimas  versões do Arlindo Cruz e da Tereza Cristina, mas a que me pegou mesmo e me sacudiu foi a regravação de Ana Paula da Silva, que delicadeza! que linda!

Seu Jorge mandou muito bem na regravação de Zeca Pagodinho, Quintal do Céu, lembro de uma vez pedir essa música numa roda de samba assim: “Toca aquela Bangalô do Zeca!” e foi prontamente tocada. Juras da Paixão eu conhecia na voz do grupo É Demais, a música nem rolou muito mas mesmo assim encontrei sem querer uma versão com o grupo Tranza Negra de uma ano antes (1998). Coloquei também um samba-rock pra fugir um pouco da mesmice, Kid Brilhantina em três versões, uma original com o saudoso Branca Di Neve, outra com o agora pagodeiro gospel , o carioca Waguinho e com o autor Alexandre (a música é dele em parceria com Bedeu).

O Reinaldo novamente dá as caras com a composição de Geovana, em Ô Irene, sucesso mais conhecido com o Fundo de Quintal. Tem um sucesso recente, a de refrão chiclete No Samba Gente Bota Pra Quebrar, eu conheci essa música com o grupo Talismã, mas bem antes de estourar com o grupo Pedindo Bis. E ela foi regravada pelo Exaltasamba e também pelo grupo Mais Um Bis que é o mesmo Pedindo Bis, mas por uma época tiveram que usar esse outro nome por problemas de registro etc...

 Tem também duas versões para o pagode que fez enorme sucesso na década de 90, Eu e Você, as duas com o mesmo grupo Arpejo.  Tem uma música que eu adoro que é a Deixa Estar, lógico que a versão do Jorge Aragão na minha opinião é insuperável, mas conheça as versões de Dudu Nobre e Fundo de Quintal um pouco mais cadenciadas.  Falando em Fundo, o partido Bebeto Loteria havia sido gravado pelo grupo Os Originais do Samba e eu não sabia, mas ficou legal. E tem outras mais, dê um clique na capa e curta.



Abaixo o repertório



Nenhum comentário: