quinta-feira, 24 de março de 2016

Ah Se Não Fosse o Samba...se não fosse o Bezerra



O ano 1989, eu era molequinho, mas já tinha ouvidos atentos para os vinis que rolavam por aí, um deles é esse do sambista Bezerra da Silva. Se Não Fosse o Samba... eis o título do LP que saiu pela gravadora BMG/RCA. Um finado primo distante foi quem me emprestou o disco, ele acabou morrendo em meados de 95/96 numa briga de bar e levou umas facadas, que descanse em paz Hernanes. 

Esse disco me marcou muito, começando pela capa, malandragem pura, isso era o deleite para a rapaziada da favela. E Bezerra era meio que um porta voz da bandidagem, rótulo que ele renegava, dizendo simplesmente cantar a realidade dos morros e favelas.  Quem quiser entrar um pouco nesse universo Bezerra de ser, sugiro os ótimos documentários Onde a Coruja Dorme e O dia em que o Bambu Quebrou no Meio. 

Não tenho muito o que falar do Bezerra da Silva, já que sou fã, ele sempre fez um tipo de som inigualável. Ninguém conseguiu cantar as letras que ele cantou com tanta propriedade e legitimidade. O instrumental também era algo que chamava a atenção por sua simplicidade, sem muita firula, mas aberto a experiências vide a música Apolo do Samba gravada em 1979 que tem uma voz robótica "imitando" um marciano. Li até um livro sobre sua pessoa – Produto do Morro (aqui)  muito bom por sinal, que conta seu inicio sofrido de carreira, a treta com seu pai e outros detalhes de sua vida. 

O cantor tem admiradores nas mais distintas esferas, cadeeiros, delegados, antropófagos, psicólogos, maconheiros, universitários, traficantes, playboys e outros mais. Desse disco dificilmente conseguirei destacar só uma música, mas sempre tenho as minhas preferidas e as que fizeram mais sucesso, começando pela faixa título, Se Não Fosse o Samba (Carlinhos Russo/ Zezinho do Valle)  que fala da opção do jogo do bicho, É o Bicho É o Bicho (Simões PQD/Adelzonilton) virou até bordão da malandragem, Língua de Metrô (Bicalho, Capri e Silvio Modesto) um esculacho só e a criativa As 40 DP’s (Gil de Carvalho). Poxa tem muito samba maneiro aqui, dá pra deixar a carne assar, a cerva gelar e as músicas rolarem de ponta a ponta. 

http://www.mediafire.com/download/faaw5xbbfi52ca2/Bezerra+Da+silva+-+%281989%29+Se+n%C3%A3o+fosse+o+samba+by+tchelo.rar


Nenhum comentário: