terça-feira, 29 de março de 2016

Trilha sonora da novela Os Ossos do Barão

Trilhas sempre me envolveram, primeiro penso na pessoa responsável pela escolha do repertório e que responsa!  como é feita essa escolha? quais os critérios? etc. Mas enfim, são apenas divagações, só sei que dentre os muitos produtores dessas trilhas os que eu me lembro mais são; Nelson Motta, Guto Graça Mello e Mariozinho Rocha, música de qualidade que caia nas mãos desses, agradasse, se encaixasse com o tema da novela e com algum personagem, ia para a trilha...seria assim?. Creio que a maioria das músicas sim, outras sempre tem aqueles apadrinhamentos e jeitinhos que todo mundo sabe né, mas é normal nesse mundo do entretenimento. Ter uma música numa novela global é sinônimo de orgulho para o artista e para o compositor. Além de entrar uma graninha indiretamente, com os direitos autorais e shows que virão dessa exposição da música para milhões de pessoas diariamente. Para se ter uma ideia as trilhas de Dancin' Days e Roque Santeiro venderam juntas mais de dois milhões de discos.

O blog dimiliduques coloca a disposição os temas de uma novela dos anos 70,  Ossos do Barão que saiu pela gravadora especialista na área, Som Livre. A novela foi escrita por Jorge Andrade e dirigida por Regis Cardoso e Gonzaga Blota  com supervisão de Daniel Filho. Foi exibida mais precisamente de 10 de outubro de 1973 a 31 de março de 1974, período que durou os seus 150 capítulos.  Pelo que li, o elenco continha grandes atores como Dina Sfat, Lima Duarte, José Wilker, Grande Otelo, Paulo Gracindo, Renata Sorrah... Não assisti a novela original, pois nem era nascido, e nem recentemente quando ela teve uma repaginação pelo SBT em 1997.

Mas vamos para trilha Internacional! mas antes contarei sobre a minha sensação quando este LP caiu em minhas mãos. Logo de cara li: Kool and The Gang e Steve Wonder, fiquei entusiasmado. Pois minhas dúvidas caíram por terra quando botei o vinil na agulha. Kool and The Gang com Jungle Boogie, Barry White/ Love Unlimited Orchestra  com Love´s Theme e The Stylistics com You Me Make me Feel Brand New, já valeriam a audição do disco. Só que tinha mais, as (pelo menos para mim), desconhecidas New Bell Hard Pulsation de Manu Dibango e a instrumental  Forgotten Tears da Free Sound Oschestra fariam a cabeça de qualquer DJ antenado. Destaque também para Reuben Howell e a inspirada versão de  When a Man Loves a Woman. Realmente a produção musical de Eustáquio Sena foi de primeira qualidade e lembrando que saiu outro LP da mesma “franquia” com a trilha nacional.


Agradecimentos ao blog http://bugrim.blogspot.com.br/ onde tem várias trilhas de novelas.

Mude o canal e sintonize na capa abaixo para baixar.






Nenhum comentário: