quinta-feira, 7 de abril de 2016

Black's N' The Hood , radicalmente rap nacional



O grupo Black’s n’ The Hood’s é oriundo do lado Leste de São Paulo, do bairro da Vila Matilde. Formado pelos manos Careca (KGL), Márcio (Hood Lee) e DJ W-Hood. O nome do grupo me soava estranho por ser americanizado demais,  sempre me remeteu ao filme Boyz N’ The Hood, e deve ser inspirado nele mesmo, já que é um filme de 1991 e de trilha sonora rap, com uma das primeiras aparições cinematográficas do Ice Cube integrante do NWA. Olhando hoje, o nome era da hora, eu que na época era muito "radical" também. 

A primeira gravação do grupo foi na coletânea Vozes de Rua Vol. I de 1992, pela Kaskata's Records com a pesada, Quem É o Culpado, com participação dos Doctor’s MC’s. Dois anos depois gravaram o LP solo; Os Piores Venenos Estão nas Menores Cobras pela M.A. Records/TNT Records com produção de Mad Zoo e gravação/mixagem de DJ Raffa. Falando do trampo, é bem louco, maioria de raps mais acelerados, estilo que teve seu auge em 1992 com o rapper americano Mr Tung Twista. Mas para quem curtiu o movimento rap em São Paulo na década de 90, era chamado de rap radical que depois também ganhou o nome de bate cabeça. As produções bem ao estilo que todos os rappers paulistas sonhavam, refrões pesados, G-funk rasteiro e com colagens de soul e jazz.  Os vocais bem entrosados, levadas e flows adequados. As letras eram o que mais se distanciavam dos “radicais” da época, equilibraram um  discurso social/político com um pouco (só um pouco) de humor despretensioso. 

O blog dimiliduques deixa para vocês esse clássico, ele fez muito barulho dentro do movimento rap, não chegou a fazer um “sucesso” estrondoso, rolou mais nas rádios de programas blacks como o Projeto Rap do Armando Martins (da equipe Circuit Power), mas ficou marcado nos corações de quem tinha o rap na veia. Eu gosto muito da levada e instrumental de Donos da Razão (Marcelo dos Santos/Márcio Martins Bonifacio). Vou dizer uma curiosidade e deixar uma dúvida aqui, o compositor é Marcelo dos Santos, que eu saiba esse é o nome verdadeiro do Xis que também é da Leste, seria ele mesmo?...  Aliás eu tenho uma composição com o Xis chamada Lunático (gravada pelo rapper Jamal). E meu nome? Marcelo Santos Costa! muito engraçada a coincidência quando fui assinar a liberação na Atração Fonográfica e constava outro Marcelo e com sobrenome Santos ainda. 

 Outras que eu gosto são; Que Pais É Esse (Márcio Martins Bonifacio/Jeferson Mendes) repare no finalzinho dela que groove! E a rápida e empolgante Onde Você Vai? (Jeferson Mendes) a que mais rolou nas pistas e rádios, com um sampler de um sintetizador ou órgão setentista, fazendo o compasso para os vocais arrebentarem. A entrada de Para Aquele Pilantra (Marcelo dos Santos) sampler de Loves Theme da Love Unlimited Oschestra e Barry White com um discurso falado por cima e para em seguida entrar um instrumental pesado totalmente oposto a introdução, simplesmente loucura musical. A faixa Desigualdade (Márcio Martins Bonifacio/Andre) é um mosaico, com um pinguinho de Run DMC, mudanças de batidas (de bases), scratchs, breques, montagens, participação de Ugly MC do Filosofia de Rua e um efeito eletrônico que nas caixas JBL tremiam o chão. Teoria (Márcio Martins Bonifacio) é a base mais festa e g-funk das antigas, é uma leve resposta a música Mulheres Vulgares dos Racionais MC’s. Apesar que a musica Dama da Noite do Comando DMC é mais escancarada como resposta a Mulheres Vulgares.

Lembro de uma apresentação quando eu ainda cantava rap com a banca do Organização Brutal, da  zona Sul e cantamos no mesmo palco que eles. Foi no Love Story da Vila Carrão, com o Dj Todynho. Tirando o lado que não deixaram nosso DJ M Jay (Marcelo) arranhar os vinis para fazer scratchs, foi legal. O Boca Mc da nossa banca cantou com uma meia calça no rosto, doideira. Os caras do Black’s tinham um puta domínio de palco e até o DJ ia na frente com dois vinis na mão dançar o estilo “smurf dance”. Bons tempos em que o rap era a voz de toda uma geração politizada e que procurava ler e se informar para não se entregar ao sistema.

Onde você vai? Clique na capa e baixe

http://download1951.mediafire.com/5sc6brdidm1g/rq17l3snjdwq5ji/Black%5C%27s+N%5C%27+The+Hood%5C%27s+-+Os+piores+venenos+est%C3%A3o+nas+menores+cobras+%281994%29+by+tchelo.rar



Nenhum comentário: